PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Com divulgação do resultado do Sisu impedida, MEC suspende as inscrições para o Prouni

Processo seletivo estava marcado para iniciar nesta terça-feira, 28, junto com a divulgação dos resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020

21:56 | 27/01/2020
Para este semestre, o Prouni dispõe de 251.139 bolsas de estudo (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Para este semestre, o Prouni dispõe de 251.139 bolsas de estudo (Foto: Arquivo/Agência Brasil) (Foto: (Foto: Arquivo/Agência Brasil))

Estão suspensas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Decisão foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na noite desta segunda-feira, 27, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Processo seletivo estava marcado para iniciar nesta terça-feira, 28, junto com a divulgação dos resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.

Decisão vem após o TRF-3 indeferir pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a decisão que suspende a divulgação do resultado do Sisu na noite desse último domingo, 26.

Na última sexta-feira, 24, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma ação solicitando a suspensão do Sisu, do Prouni e do Financiamento Estudantil (Fies) após a polêmica envolvendo erros e inconsistências nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. No mesmo dia, decisão da Justiça Federal de São Paulo suspendeu o Sisu. 

"O resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no Prouni e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)", diz comunicado emitido pelo MEC. O órgão ministerial informa ainda que um cronograma definitivo dos processos seletivos será divulgado após a decisão final da Justiça. 

O TRF-3 exigiu que em cinco dias o Governo comprove que os erros na correção do Enem 2019 foram sanados.