Participamos do

Volta às aulas: saiba como preparar as crianças para a nova rotina

O POVO conversou com uma psicopedagoga e listou algumas dicas
09:57 | Jan. 21, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ano letivo começou e trouxe um desafio para os pais: adaptar os filhos à mudança de rotina. Passar horas em um ambiente escolar, fazendo novas atividades e realizando hábitos diferentes pode gerar dificuldades de adaptação, principalmente nas crianças menores.

“Os alunos da educação infantil sentem mais dificuldades por ser algo novo à sua rotina e por apresentarem poucos vínculos sociais”, afirma a psicopedagoga Georgiane Mendes. Ela pontua que a presença dos pais nesse processo é fundamental para que as crianças não sofram prejuízos psicológicos.

A profissional destaca ainda que a família também passa por essa etapa de adaptação, uma vez que precisa organizar os horários de acordo com os dos filhos. Para ajudar nesse processo, a psicopedagoga conversou com O POVO e listou algumas dicas, confira:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

1- Criar uma rotina atrativa

“É necessário estabelecer uma rotina organizada e atrativa, que busque proporcionar experiências positivas às crianças, fazendo com que elas se sintam valorizadas e especiais. Deve-se evitar que durmam tarde. E combinar o tempo que passam em jogos e em redes sociais, que são muitas vezes os problemas mais sérios para o retorno a rotina”.

2- Estabelecer uma parceria familiar

“Geralmente, o cuidado e o acolhimento sempre funcionam, assim como também ampliar a escuta sobre o que as crianças trazem no dia-a-dia". Caso sintam dificuldade, "o psicopedagogo institucional pode contribuir mediando o processo dessa nova aprendizagem de hábitos. Em casos mais específicos é feito o encaminhamento para outros profissionais".

3- Incluir a criança no processo de compra do material

“Quanto maior o contato com as ferramentas escolares, mais haverá reforço positivo e o despertar para a aprendizagem. Lembrando que tudo que produza estímulo positivo, será importante para o processo de adaptação”.

Primeiro dia de aula

Para as crianças que nunca tiveram contato com a escola e terão agora, Georgiane destaca que existem alguns cuidados específicos e necessários. A família deve ter uma atenção redobrada, principalmente, na postura das crianças. É preciso paciência no processo.

Segundo a psicopedagoga, os pais devem:

- Manter a rotina da criança e evitar mudanças, como retirada de chupeta e fralda, por exemplo.

- Evitar fazer comentários negativos sobre a adaptação da criança em sua presença.

- Conversar com a criança sobre como foi seu dia na escola e ficar atento ao olhar dela. Ouvir os seus comentários com atenção, responder às perguntas e sempre que não souber responder dizer que poderão descobrir juntos durante o período das aulas.

- Nos primeiros dias de aula conduzir o filho caminhando, e não no colo, até a professora. Isso facilita as despedidas.

- Evitar sair escondido e despedir-se de forma natural.

- Se a criança chorar, explicar que voltarão para buscá-la, demonstrando tranquilidade e segurança.

- Respeitar o horário de entrada e saída estipulado pela escola.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar