Participamos do

AMC intensifica fiscalização no entorno de escolas em Fortaleza na volta às aulas

Órgão também realiza projeto educacional, orientando pais e alunos sobre segurança no trânsito
09:05 | Jan. 21, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O período letivo já começou em algumas escolas de Fortaleza. Com o intuito de garantir a segurança dos alunos e orientar pais sobre embarque e desembarque, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) intensifica, a partir desta terça-feira, 21, o controle de tráfego no entorno das instituições, realizando também ações educativas.

O gerente de operação e fiscalização da AMC, Disraelli Brasil, informa que o intuito da ação é “criar uma disciplina no entorno das escolas, levando fluidez e segurança viária para todos”. Além da ação de ordenamento, o órgão vai fiscalizar o uso irregular de estacionamentos e a conduta de passageiros quanto ao uso de reforços de segurança, como o cinto e o carrinho de bebê. A ação é educativa, mas condutores podem ser atuados em caso de insistência.

Na realização do projeto, agentes da AMC serão distribuídos no entorno de escolas localizadas em grandes corredores de acesso. Durante duas semanas, os profissionais vão se deslocar em viaturas, motocicletas ou em postos fixos, tendo como base registros obtidos na Central de Atendimento da AMC ou por meio de denúncias formalizadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além desses serviços, também será realizado o projeto “AMC nas Escolas”, em que a Gerência de Educação do órgão desenvolve ações lúdicas e educativas nas instituições, orientando pais, professores e alunos acerca da importância de um tráfego pacífico. O objetivo da ação é incentivar o cumprimento das leis de trânsito.

Cuidados a serem tomados

Disraelli destaca que a operação ajuda a criar uma “disciplina”, mas que é importante que já se tenha um hábito de cuidado em relação ao trânsito, principalmente nesse período. “Os pais, por exemplo, devem ter atenção quanto ao embarque e desembarque, porque muitos querem deixar os filhos na porta da escola”, pontua.

O gerente dá algumas dicas de comportamento viário, para motoristas e pedestres que vão precisar se deslocar às escolas, evitando que a volta do período letivo não cause transtornos ou gere conflitos. Confira:

1- Reforços de segurança

“Não esqueçam do assento de elevação, do cinto de segurança ou da cadeirinha de bebê, dependendo da idade dos seus filhos. Se forem maiores de 7 anos, podem ir no banco de trás, mas com a proteção do cinto. No banco da frente só a partir dos 10 anos”.

2- Embarque e desembarque

“Procurem estacionar com calma, busquem um local propício e tentem chegar com antecedência. Deixem a mochila de seus filhos na frente do carro, para evitar ter de descer e pegar no porta-malas, gerando tumulto”.

3- Ônibus escolar

“O motorista de ônibus escolar tem mais responsabilidade que os outros, porque carrega mais vidas. Ele deve ter cuidado na hora do transporte, verificar o uso do cinto de segurança e respeitar os limites de velocidade”.

4- Pedestres

“Para alunos e pais que precisam se deslocar a pé, é preciso ter atenção, utilizar as calçadas e tomar cuidado na hora da travessia, buscando sempre que possível a faixa de pedestre”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar