Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

O que comer antes e durante a prova do Enem 2019; confira dicas

Nutricionistas recomendam aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 a se hidratarem antes da prova e a levarem comidas leves. Confira também o que evitar
23:11 | Out. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No próximo domingo, 3, mais de 5 milhões de brasileiros farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de Redação, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas estão previstas para o primeiro dia do exame. Especialistas alertam que escolher os alimentos certos para comer antes e durante a prova pode influenciar diretamente na performance dos candidatos na prova.

A estudante Patrícia Costa, 21, é uma das 294 mil cearenses que se prepara para fazer o Enem. Ela comenta que neste ano vai optar por levar um chocolate, que a ajude a se manter atenta, além de uma maçã e água. “Em outros anos levava biscoito e suco mas acabava ficando sem tempo para comer direito, então decidi levar alimentos que são mais práticos”, diz. Atualmente, Patrícia cursa Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Ceará (UFC), mas sonha em mudar para o curso de História.

A técnica em design de interiores Claudia Oliveira, 20, está com boas expectativas para o Enem e também prefere levar alimentos leves para a prova, como frutas e chocolate, além de água. A estudante afirma que antes do exame fará uma refeição mais reforçada. “Antes eu costumo comer feijão e arroz, por exemplo. Afinal, eu vou passar o restante do dia apenas com comidas leves na prova”, ressalta ela que fará o exame pela quarta vez.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Porém, a supervisora de Nutrição do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Lucia Côrtes, orienta evitar alimentos que contém grandes quantidades de fibras insolúveis, como o feijão. “A fibra insolúvel, presente na casca do feijão, passa pelo processo de fermentação. Quando ela fermenta, às vezes ocasiona gases, o que pode gerar desconforto”, alerta. Ela recomenda também aos participantes evitarem comidas ricas em gorduras e em proteínas, como carnes vermelhas, nas horas que antecedem o exame. Isso porque esses alimentos exigem maior esforço gastrointestinal, o que pode gerar sonolência.

A principal recomendação do nutricionista Antonio de Pádua Valença da Silva, professor de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (Uece), é a de que o participante não faça a prova de estômago vazio. “Existe um desgaste físico durante os dias da prova. Tem pessoas que podem ter pressão baixa e existem algumas orientações importantes, estar bem hidratado. A prova é à tarde então o ideal é tomar bastante líquido pela manhã, não durante a prova. Assim, o candidato não vai sentir tanta vontade de ir ao banheiro e perder a concentração”, acrescenta.

Alimentação ideal

Confira uma sugestão do cardápio mais adequado para quem vai fazer Enem que o O POVO Online pediu para os especialistas prepararem.

Antes da prova do Enem

CAFÉ DA MANHÃ

O ideal é que seja simples mas rico em vitaminas, com pão integral, queijo branco e suco.

LANCHE

Antes do almoço, prefira uma fruta, como maçã e pera, que contém em fibras que auxiliam na digestão, ou banana e melão, que são ricas em potássio. As frutas ricas em potássio são ótimas para ajudar as pessoas que sofrem com problemas de pressão alta. Enquanto as frutas cítricas, como laranja e limão, são ideais para os candidatos que possuem pressão baixa.

ALMOÇO

Deve ser leve e preferencialmente com quantidades equilibradas de carboidrato. Arroz, peixe ou frango grelhados e salada de folhas é a melhor opção. Os candidatos mais ansiosos que não conseguirem almoçar, podem optar por um sanduíche com pão integral, frango e verduras como alface e tomates, por exemplo, acompanhados de suco.

Durante a prova do Enem

O que levar para comer

- Barra de cereal

- Chocolates com 50 a 70% de cacau em sua composição. São mais estimulantes e liberam serotonina, hormônio que regula a ansiedade e melhora o humor.

- Água mineral ou água de coco

- Frutas recomendadas acima

O que evitar

- Refrigerante

- Fast food (lanches gordurosos e ricos em açúcar, como batatas fritas, hambúrgueres e sorvetes)

Enem 2019

Os participantes deverão chegar ao seus locais de prova até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. No segundo dia de Enem, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Leia mais sobre o Enem 2019

>> Especialistas dão dicas de como se preparar para a redação do Enem

>> Entenda como são elaboradas as questões do Enem

>> Quiz online ajuda estudantes na reta final do Enem

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar