PUBLICIDADE
Brasil
Noticia

Quiz online ajuda estudantes na reta final do Enem

Lançado pela plataforma de estudos Descomplica, o 10 segundos é um aplicativo de perguntas e respostas ao vivo sobre a prova

13:02 | 28/10/2019
Começa a contagem regressiva para as provas
Começa a contagem regressiva para as provas (Foto: Rodrigo Carvalho /02/09/2015)

A cinco dias do primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 3 de novembro, os estudantes inscritos poderão testar seus conhecimentos em um quiz lançado pela plataforma de estudos Descomplica. É o quiz 10 segundos, que poderá ser jogado através de um aplicativo, gratuito e disponível para iOS e Android. Objetivo é alinhar diversão e aprendizado nessa reta final da prova.

> Provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

O quiz é um jogo de perguntas e respostas ao vivo sobre o Enem. É realizado diariamente, inclusive aos sábados e domingos, sempre às 21 horas. Um professor do curso apresenta o game e faz as perguntas, que devem ser respondidas pelos participantes em tempo real. São dez segundos para escolher a resposta correta entre três opções. Ao todo são dez perguntas que abordam os conteúdos de todas as disciplinas cobradas na prova do Enem.

Conforme o participante for respondendo, ele vai acumulando pontos e subindo de nível, que vai do 1 ao 5. A partir do nível 2 ele pode enviar sugestões de perguntas para a curadoria do Descomplica – uma forma de colocar em prática o que está estudando e ainda garantir mais pontos (caso a questão indicada entre no game, ele já saberá a opção certa). Se o participante errar alguma resposta, ele pode seguir no quiz.

A ideia é que o aluno possa revisar o conteúdo da semana e ainda acumular mais pontos. Enquanto o game não está acontecendo, é possível acessar às aulas anteriores e refazer as perguntas dos outros dias para fixar o conteúdo e ainda ganhar pontos extras. Também é possível assistir aos vídeos com as explicações sobre cada questão que caiu na aula.

Enem

As provas da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos próximos domingos 3 e 10 de novembro. A prova é importante para alunos do 3° ano do ensino médio que querem entrar em uma universidade. Em 2018, foram 5,5 milhões de inscritos. Nos dois domingos de exame, os estudantes precisam desenvolver conhecimentos de linguagens, incluindo redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. 

Os resultados do Enem podem ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento do curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).