PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Aeronave que levava Gabriel Diniz não tinha autorização para táxi aéreo

Cantor e mais dois ocupantes do avião morreram na tarde desta segunda-feira, 27

16:19 | 27/05/2019
Foto da aeronave publicada no último dia 11 de abril no site do Aeroclube de Alagoas
Foto da aeronave publicada no último dia 11 de abril no site do Aeroclube de Alagoas(Foto: Reprodução)

A aeronave modelo Piper PA-28-180, prefixo PT-KLO, que caiu na tarde desta segunda-feira, 27, não tinha autorização para fazer táxi aéreo. O avião transportava o cantor Gabriel Diniz, 28, e mais duas pessoas. Todos morreram após o acidente, em uma região de mangue, na localidade de Porto do Mato, em Estância, litoral do Sergipe.

Leia também: Cantor Gabriel Diniz, do hit "Jenifer", morre em acidente de avião

De acordo com informações coletadas no site da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o avião monomotor foi fabricado em 1974, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas e foi registrado para instrução privada de pilotos. A operação para táxi aéreo aparece como "negada" no site do órgão. 

Segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, esse tipo de registro permite o uso "apenas na instrução, treinamento e adestramento de voo pelos aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil proprietárias ou operadoras da aeronave, podendo ser usada, ainda, para prestar tais serviços à pessoal de outras organizações sob contrato aprovado pela Anac".

Ainda conforme a Agência, o avião estava penhorado pela Justiça, o que não impede o uso. O Certificado de Aeronavegabilidade e a Declaração de Inspeção Anual de Manutenção também estavam regularizados, com validade até 31 de março de 2020.

O caso deve ser investigado por meio do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por apurar causas do acidentes aéreos ocorridos no Nordeste do Brasil e traçar estratégias de prevenção. 

Confira também:

Listen to "#79 - Morte de Gabriel Diniz e a perda de ídolos" on Spreaker.

O Povo