Participamos do

Aeronave que levava Gabriel Diniz não tinha autorização para táxi aéreo

Cantor e mais dois ocupantes do avião morreram na tarde desta segunda-feira, 27
16:19 | Mai. 27, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A aeronave modelo Piper PA-28-180, prefixo PT-KLO, que caiu na tarde desta segunda-feira, 27, não tinha autorização para fazer táxi aéreo. O avião transportava o cantor Gabriel Diniz, 28, e mais duas pessoas. Todos morreram após o acidente, em uma região de mangue, na localidade de Porto do Mato, em Estância, litoral do Sergipe.

Leia também: Cantor Gabriel Diniz, do hit "Jenifer", morre em acidente de avião

De acordo com informações coletadas no site da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o avião monomotor foi fabricado em 1974, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas e foi registrado para instrução privada de pilotos. A operação para táxi aéreo aparece como "negada" no site do órgão. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, esse tipo de registro permite o uso "apenas na instrução, treinamento e adestramento de voo pelos aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil proprietárias ou operadoras da aeronave, podendo ser usada, ainda, para prestar tais serviços à pessoal de outras organizações sob contrato aprovado pela Anac".

Ainda conforme a Agência, o avião estava penhorado pela Justiça, o que não impede o uso. O Certificado de Aeronavegabilidade e a Declaração de Inspeção Anual de Manutenção também estavam regularizados, com validade até 31 de março de 2020.

O caso deve ser investigado por meio do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por apurar causas do acidentes aéreos ocorridos no Nordeste do Brasil e traçar estratégias de prevenção. 

Confira também:

Listen to "#79 - Morte de Gabriel Diniz e a perda de ídolos" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags