PUBLICIDADE
Notícias

Sugestões populares à reforma do Código Penal endurecem punições

11:20 | 16/04/2012

Redução da maioridade penal para 10 anos, trabalho forçado para presos, aumento do tempo máximo da pena para 50 anos (hoje é de 30 anos), prisão perpétua para corruptos, castração química de estupradores. Estas são algumas das sugestões populares destinadas ao endurecimento do novo Código Penal recebidas pela comissão instalada pelo Senado, em novembro do ano passado, que está concluindo o projeto definitivo de sua reforma. Até a última semana, foram recebidas quase 2.500 sugestões populares. As informações são do Jornal do Brasil.

Ainda de acordo com o Jornal do Brasil, o trabalho da comissão de juristas, presidida pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vai até o próximo mês, mas será apenas o início da discussão no Congresso. As sugestões estão sendo recebidas pelo site do Senado e pela linha do Alô Senado (0-800-612211).

Clamor público
A maior incidência de sugestões trata, na parte geral do código, da redução da maioridade penal e da revisão da legislação especial aplicável aos menores infratores; na parte especial, da criminalização da homofobia e recrudescimento das penas, especialmente quanto aos crimes contra a administração pública; e, na execução, as sugestões mais frequentes são para modificar o sistema progressivo do cumprimento de penas, com ênfase em maiores exigências para a obtenção do benefício.

Tema do Dia

A alteração no Código Penal é o tema do dia do Grupo de Comunicação O POVO desta segunda-feira, 16. A rádio O POVO/CBN (AM 1010), o portal O POVO Online, as mídias sociais do Grupo (facebook e twitter) e o jornal O POVO produzem material especial sobre o assunto e repercutem o assunto com os internautas.

Redação O POVO Online, com informações do Jornal do Brasil

TAGS