O Exemplo dos Belgas

A Bélgica conduz suas decisões estratégicas guiada pela ciência

Num dos debates promovido pela Belgian-Portuguese Chamber of Commerce, o Ministro do Mar do Norte da Bélgica, Vicent Quickenborn traz uma interessante reflexão. A Bélgica, que tem um estreito litoral de 67km e, mesmo assim, possui um dos portos mais importantes do mundo (Antuérpia), conduz suas decisões estratégicas guiada pela ciência.

Foi assim que referiu, por um lado, a urgência de um Tratado internacional sobre águas profundas e sobre biodiversidade, bem como o princípio 30% de áreas protegidas marinhas até 2030 (30x30) e, por outro, a necessidade de avançar, por exemplo, no debate em torno da mineração marinha.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, devemos deixar taboos para trás e sentar as partes na mesa procurando pautar decisões baseadas na ciência. A mesma regra se aplica também à energia eólica off-shore, que pode ser também relevante, por exemplo, para o estabelecimento de áreas protegidas marinhas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agir belgica winds for future conferencia oceanica nacoes unidas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar