1.438 estabelecimentos foram fiscalizados no fim de semana de Carnaval

Em cumprimento ao decreto estadual que limita atividades no período, fiscalizações municipais e estaduais fizeram interdições, autuações e apreensões de paredões de som de sexta até domingo. Ações prosseguem até a Quarta-feira de Cinzas

O Governo do Ceará divulgou hoje, 15, o balanço da fiscalização realizada da última sexta-feira, 12, a domingo, 14, pelas equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária, e da Polícia Militar. Foram visitados 1.387 estabelecimentos em todo o Ceará para verificar o cumprimento do decreto estadual que estabelece medidas para conter a disseminação da Covid-19 no Estado durante o período festivo. Dois estabelecimentos foram interditados, 12 autuados e 439 foram fechados temporariamente por descumprimento ao decreto.

Soma-se a esse número o balanço divulgado de manhã pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que indicou a realização de 51 fiscalizações que resultaram em 13 autuações, 13 notificações, 19 interdições de estabelecimentos e cinco apreensões de paredões de som no mesmo período.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Locais com aglomerações registradas anteriormente, como o Largo da Mocinha, Gentilândia e a Praia dos Crush tiveram a implementação de grades reforçadas no período. Segundo a titular da Agefis, Laura Jucá, as barracas de praia da Capital vêm obedecendo ao horário de funcionamento até as 15 horas.

Os municípios com tradição turística adotaram o uso de barreiras sanitárias e implementaram medidas mais restritivas nesse período, de acordo com a situação de cada um. O policiamento foi reforçado nos locais. O governo estadual disse estar coibindo também as festas clandestinas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou que até o domingo, foram abordados 1.577 veículos, com 415 infrações lavradas. Foram flagrados 17 veículos em faixas de areia e em orla marítima, 71 motociclistas conduzindo sem o uso do capacete, e 27 condutores não habilitados.

O governador Camilo Santana reforçou a necessidade de aplicar as medidas de fiscalização. “Nesse momento precisamos colocar em prática ações de restrição e de isolamento social, por isso fizemos decretos – o atual e o de Carnaval, válido de 12 a 17 de fevereiro – para evitar as aglomerações e minimizar o efeito na economia do Estado. Nos preocupamos com o emprego, mas a prioridade é a vida das pessoas”, apontou.

As ações dos órgãos públicos municipais e estaduais prosseguem até a quarta-feira, 17, com o intuito de coibir desrespeitos ao decreto especial de Carnaval.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FISCALIZAÇÃO; CARNAVAL; CEARÁ; APREENSÃO; PAREDÕES DE SOM; ESTABELECIMENTOS FECHADOS; DECRETO ESTADUAL; COVID

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar