Roberta Vasques declara que já é hora de uma mulher liderar a OAB-CE
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Roberta Vasques declara que já é hora de uma mulher liderar a OAB-CE

2018-11-21 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Roberta Vasques defendeu ontem que já é hora de ter uma mulher liderando a OAB-CE. "Quase um século, e nenhuma mulher", ressaltou ontem, ao ser entrevistada durante a série de sabatinas com os postulantes à sucessão na entidade, realizada pela Rádio O POVO/CBN.

 

Roberta defende que a entidade precisa retornar ao protagonismo histórico de independência, altivez e coragem. Ela integra a chapa "Reage OAB" e foi a segunda convidada da série de sabatinas, conduzidas pelo jornalista e editor da rádio, Ítalo Coriolano, no programa Live Política, que é veiculado pelo O POVO Online e também pelo Facebook e Twitter.

 

Ela era a vice do atual presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, mas rompeu com a gestão. Caso seja eleita, promete defender a prerrogativa dos advogados, investir na advocacia e ter "uma gestão mais moderna e profissional".

 

Na última segunda-feira, 19, a candidatura de Roberta ganhou a adesão de Edson Santana, que também disputava a presidência e abandonou a disputa. A partir dessa decisão, Edson tentará ser o novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace).

 

Sobre o apoio de Edson, Roberta afirma que a motivação da aliança se refere à "busca por uma OAB mais independente". "Nós desejamos resgatar a nossa instituição de volta para a advocacia. Hoje nós vemos infelizmente uma OAB de joelhos para o poder público", critica.

 

Roberta classifica a atual gestão como "apática e omissa" e aponta a inexistência da atuação política do presidente da OAB-CE, "porque não houve um enfrentamento quando necessário". Além disso, a candidata informa que não pode ser culpada, por ainda compor comissões da Ordem, pois "sempre me manifestei quando necessário".

 

Diante da anuidade paga pelos advogados ? atualmente no valor de RS 800,00 ?, ela propõe desconto "se o advogado concurseiro comprovar que fez quatro inscrições de concurso". Outra proposta, também para diminuir o valor da anuidade, é obter convênios com cartões de credito.

 

A candidata lamenta que muitos estudantes de Direito não concluem o curso ou estão em outras áreas, por não conseguirem se inserir no mercado de trabalho e "ganhando salários na faixa de R$ mil a mil e duzentos reais". Ela pretende atualizar e "estabelecer o piso ético da advocacia" no valor, aproximadamente R$ 3.500.

 

Roberta também critica o aviltamento de honorários de "colegas fazendo audiência por 20 reais". Ela considera que a OAB devia ter feito uma campanha contra essa prática. "Prejudica o exercício da nossa profissão. Existe uma tabela de honorários, ela deve ser respeitada e nós não podemos deixar a nossa profissão ser mais desvalorizada do que já vem sendo", argumenta.

 

Sabatinas

Quando: Amanhã, quinta-feira, às 14 horas, a sabatinada será a candidata Regina Jansen

A eleição da OAB-CE ocorrerá no dia 28 deste mês, das 8h às 16 horas, no Centro de Eventos do Ceará.

As entrevistas serão transmitidas pelo Facebook na página do O POVO Online, sempre às 14 horas e com duração de cerca de 40 minutos.

 

DAVID MOURA

TAGS