As medidas apresentadas
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

As medidas apresentadas

2018-11-12 01:30:00

Dentre as medidas apresentadas na carta formulada pelos Economistas do Brasil está a necessidade urgente de fazer a reforma da Previdência, ajustando o atual sistema de repartição e discutindo formas de transitar para o sistema de capitalização.

 

A carta sugere ainda a progressiva substituição dos cinco tributos atuais sobre bens e serviços (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por um único imposto do tipo IVA, com legislação única, arrecadação centralizada e receita partilhada entre a União, os estados e os municípios.

 

Pela proposta, a transição dos tributos para o IVA seria feita em dez anos, sendo os dois primeiros um período de teste, no qual o novo imposto seria cobrado com alíquota de 1% (reduzindo-se compensatoriamente a alíquota da Cofins).

 

Nos demais, transição por meio da redução linear das alíquotas e da elevação da alíquota do novo IVA. Já a transição para que o imposto fosse cobrado apenas no destino seria efetivada em 50 anos.

 

Outra frente seria reduzir o que se cobra das empresas de Imposto de Renda e passar a tributar lucros e dividendos. Para melhorar a competitividade das empresas, políticas públicas de ciência e Tecnologia, maior abertura comercial etc. (Irna Cavalcante)

 

TAGS