TSE lança página para combater fake news
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

TSE lança página para combater fake news

2018-10-13 01:30:00
 

Quase dois meses após o início oficial da campanha eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma página para esclarecer o eleitorado sobre as fake news que têm sido disseminadas nas redes sociais. O objetivo é divulgar informações verdadeiras, que desconstruam os boatos compartilhados no intuito de confundir as pessoas. Para acessar a página, o eleitor deve entrar no site tse.jus.br e clicar na aba "Esclarecimentos sobre informações falsas".

 

De acordo com o TSE, nessa página serão compartilhados links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

 

O órgão também ressalta que tem encaminhado todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral (MPE) e Polícia Federal (PF). A finalidade é garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico.

 

O eleitor pode contribuir com o conteúdo enviando pedidos de verificações para as redações de notícias e evitando compartilhar uma informação sem checar, antes, se ela é verdadeira.

 

TAGS