TRE-CE solicita tropas federais para o segundo turno
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

TRE-CE solicita tropas federais para o segundo turno

2018-10-17 01:30:00

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou na sessão da última segunda, 15, solicitação de envio de forças federais para reforçar a segurança no 2º turno das eleições. Assim como no primeiro turno, o auxílio das Forças Nacionais será destinado aos municípios de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.

 

Diferente de 14 unidades federativas do País, em que além das eleições presidenciais há 2º turno para escolha de governador, os cearenses irão às urnas no dia 28 de outubro apenas para escolha do novo presidente.

 

O presidente da Comissão de Segurança do TRE-CE, Eduardo Scorsafava, orientou que a decisão contemple os locais com mais de 100 mil eleitores. Agora, a resolução necessita de um parecer do governador reeleito do Estado, Camilo Santana (PT), e em seguida, será direcionada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá sobre o envio da Força Nacional aos municípios.

 

O TRE-CE afirma que o motivo da solicitação é o mesmo do primeiro turno, em que o pedido foi feito pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará (PRE-CE), que investigava a interferência de facções criminosas no processo eleitoral no Estado. Além disso, o órgão ressaltava a "crise de Segurança Pública que enfrenta o Ceará frente a ascensão do crime organizado".

 

O procurador regional eleitoral, Anastácio Tahim Júnior, destacou que a demanda visa garantir a integridade física dos votantes. Ele diz que é crescente o número de ameaças feitas por organizações criminosas a eleitores cearenses.

 

Anastácio Tahim ressalta que, diante desse cenário político, o Ceará necessita de reforço na segurança. Além disso, ele avaliou como positiva a participação das Forças Nacionais no 1º turno das eleições. "Esse auxílio, somado às forças de segurança do Estado, nos deram uma sensação de segurança".

 

TAGS