PF pede mais prazo para inquérito dos Portos 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

PF pede mais prazo para inquérito dos Portos

2018-09-11 01:30:00

A Polícia Federal pediu ontem a prorrogação por mais 15 dias das investigações do inquérito dos Portos, que investiga se o presidente Michel Temer teria recebido vantagens indevidas em troca de favorecimento a empresas do setor portuário.

 

Esta é a quarta vez que a PF pede a prorrogação da apuração. A terceira ampliação do prazo foi concedida em agosto pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso.

 

A investigação apura se empresas que atuam no Porto de Santos, entre elas a Rodrimar, foram beneficiadas pelo decreto assinado por Temer em maio de 2017. A medida ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáveis por até 70 anos.

 

O inquérito mirava inicialmente, além de Temer, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) ex-assessor do presidente e ex-deputado federal , Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, respectivamente, dono e diretor da Rodrimar. Ao longo da apuração, surgiram nas investigações o amigo do presidente, João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, e executivos do Grupo Libra.

 

No âmbito das investigações, a PF chegou a pedir ao Supremo a quebra de sigilo bancário da empresa Eliland do Brasil. Os investigadores analisam a relação da Argeplan, do coronel Lima, com a Eliland, que teve contrato por dez anos com a Rodrimar. Segundo a PF, há suspeitas de a empresa ser de fachada, criada para constar nos contratos com várias empresas concessionárias do setor portuário e a Argeplan, acobertando o vínculo da empresa do coronel Lima e seus sócios com o setor.

 

Todos os citados no inquérito negam envolvimento em irregularidades.

Agência Estado

 

TAGS