Lula inelegível X Lula nas urnas
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Lula inelegível X Lula nas urnas

2018-09-01 01:30:00

Transmitido ao vivo e acompanhado pelas militâncias de esquerda e de direita nas redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o caso sobre a candidatura de Lula (PT). No Twitter era #LulaNasUrnasTSE X #LulaInelegível, ambas entre os assuntos mais comentados do dia político. Juntas, as hashtags tiveram mais de 200 mil menções, com a imprensa internacional repercutindo e acompanhando. Mais lida na Reuters, seguida de publicações no NY Times, Le Monde, The Guardian, El Clarín e El País. Editor da Bloomberg (BRA), Bruce Douglas (@bruceecurb), tuitou sobre a importância do caso, e como a decisão mudará a disputa, para um lado ou para o outro.

 

FROTA x ONU

Alexandre Frota foi um dos requerentes da impugnação no TSE, fato comentado no Twitter. "Vivemos para ver um ministro do STF dar mais importância ao que diz um A. Frota que a ONU." Ricardo Pereira (@ricardope). "Julgamento só pra passar raiva. Até A. Frota teve pedido atendido, a ONU não. TSE: piada pronta." Jéssica Cofferri (@loislanewho).

 

FICHA LIMPA

Paula Câmara (@paulacamara_) tuitou aspando o ministro Barroso, "A Lei da Ficha Limpa foi aprovada com ampla maioria e sancionada pelo ex-presidente Lula". Por sinal, o autor do primeiro voto (ministro Barroso) apareceu e permaneceu no ranking entre os assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 10 mil menções (até as 21 horas).

 

31 de agosto

"31 de agosto é uma data maldita. Em 2016, Dilma é golpeada por um Congresso vendido. 2018, Lula, que lidera a corrida presidencial, é sabotado por um Judiciário partidarizado. Digo data maldita para quem defende a legalidade e democracia." Jonathas Maurício (@JMauricio_01), que curiosamente usa um botton de Marina Silva em sua foto de perfil.

 

TIRIRICA

Deputado federal com votação recorde em 2010, Tiririca (PR-SP) é cearense de Itapipoca. Anunciou aposentaria, mas foi reeleito em 2014. Quebrou de novo a promessa e é candidato em 2018. The Brazilian Report (@BrazilianReport), tuitou que "palhaço apareceu em sua campanha na TV brincando sobre a promessa: 'adivinhe quem voltou. Te enganei.'"

 

RECORDE

Transmitida pelo Facebook do O POVO Online, a Live Política recebeu Fernando Haddad (PT), que concorre como vice de Lula, mas que deve ser oficializado como candidato a presidente na chapa petista. A entrevista concedida ao editor Ítalo Coriolano atingiu 25 mil visualizações, estabelecendo um novo recorde entre os vídeos da Live Política.

 

Daniel Herculano

TAGS