Eunício acusa Eduardo Girão de divulgar pesquisa fraudulenta
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Eunício acusa Eduardo Girão de divulgar pesquisa fraudulenta

2018-09-15 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1][FOTO2]

O candidato do MDB ao Senado, Eunício Oliveira, abriu ontem uma representação eleitoral com pedido de liminar e uma notícia-crime eleitoral contra o adversário Eduardo Girão (Pros) em razão de postagens nas redes sociais. Segundo a equipe do emedebista, as publicações se referem a uma pesquisa fraudulenta.

 

No início do dia, as redes sociais do candidato do Pros publicaram imagem com um ranking entre os candidatos ao Senado, no qual Girão aparece em segundo lugar (com 17%), Cid Gomes em primeiro (com 38%), Eunício em terceiro (com 2%); Dra. Mayra e João Saraiva aparecem com 1%.

 

Ao lado da imagem, o candidato cita como fonte: Google Trends/Jornal O POVO. Trata-se de referência à ferramenta do Google sobre buscas de internautas a respeito de candidatos, assunto que foi tratado na coluna Nas Redes, na edição de sexta, 14.

 

Após a postagem, a defesa de Eunício abriu dois processos contra Girão, que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O primeiro, de representação, está sob os cuidados da juíza Daniela Lima e pede a remoção do conteúdo. O segundo processo, que consta como notícia-crime eleitoral, foi distribuído para o juiz Alcides Saldanha.

 

Para advogados de Eunício, a publicação de Girão sugere que houve pesquisa de intenção de votos: "O fato é grave e irresponsável pois divulga informações de resultado fraudulento, já que esta pesquisa sequer existiu!".

 

A ação chama de "desrespeitosa" a publicação do adversário. "Dados esses que imputam na cabeça do eleitor informação inverídica, qual seja, o crescimento exacerbado do candidato Eduardo Girão em detrimento da diminuição da intenção de votos para o candidato Eunício Oliveira".

 

Mais tarde, a postagem nas redes sociais de Girão foi editada. No início do texto foi acrescentada a frase: "Levantamento Google Trends! Não é pesquisa eleitoral!". À noite, o post havia sido deletado.

 

Em nota, a assessoria de comunicação de Eduardo Girão afirma que não divulgou pesquisa eleitoral. "O gráfico público, elaborado pela Google Trends, indica o interesse dos usuários pelo nome dos candidatos, sem qualquer conotação de pesquisa eleitoral. Há indicação da fonte na imagem veiculada em redes sociais, ao lado direito da arte", informa, em nota.

 

Esta não é a primeira disputa judicial travada entre Eunício Oliveira e Eduardo Girão nestas eleições. Na última segunda-feira, 10, o TRE-CE concedeu liminar proibindo a veiculação do depoimento da cantora Elba Ramalho, após solicitação de Eunício sob a justificativa de que a aparição de uma personalidade artística de renome nacional na campanha de Girão causa desigualdade entre os concorrentes ao Senado.

 

DAVID MOURA

TAGS