Candidatos assinam termo de compromisso da Unicef
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Candidatos assinam termo de compromisso da Unicef

2018-09-12 01:30:00

Quatro candidatos ao Governo do Ceará visitaram ontem o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assinar termo de compromisso com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ailton Lopes (Psol), Camilo Santana (PT), General Theophilo (PSDB) e Mikaelton Carantino (PCO) receberam documento do Unicef com seis pontos a serem observados sobre infância e adolescência no Ceará: a superação da pobreza, o direito à educação, o direito à saúde, à boa nutrição e à participação política.

 

O governador Camilo Santana destacou as ações da gestão na educação e garantiu que essa área continuará tendo destaque. "Estou com o objetivo de construir mais cem creches no Ceará, sendo quase 30 aqui em Fortaleza. Vou fazer uma parceria com a Prefeitura e meu compromisso é que, nos próximos quatro anos, a gente possa zerar a fila de crianças que estão aguardando vaga nas creches", apresentou.

 

O petista também afirmou que irá ampliar o número de escolas de tempo integral e profissionalizantes, além do programa Primeiro Passo. "Nós estamos trabalhando para dar oportunidade, para dar esperança para essa meninada cearense".

 

As creches também estão entre as propostas do General Theophilo, que pretende dobrar o número em todo o Estado. A saúde, com foco nos agentes comunitários, também foi ressaltada pelo tucano. Segundo ele, o orçamento para essas propostas virá do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FCEP). "O fundo foi criado (alguns) governos atrás e gera R$ 600 milhões por ano. Hoje, esse governo está usando para pagar a dívida do Estado e não está se dirigindo para a finalidade principal, que é a nossa infância e adolescência no Estado do Ceará", criticou.

 

Ailton Lopes reprovou as propostas dos concorrentes. "Nós não queremos apresentar números para a publicidade, mas fazer compromissos reais com políticas públicas", afirmou. Para ele, o compromisso com a infância e a adolescência passa pela integração de diversas áreas. "É preciso entender que são diversas políticas setoriais, onde é necessário atenção especial à infância e adolescência", explicou. A prioridade para o psolista são os recursos para investimento na área. "Vamos garantir orçamento para criança e adolescente", salientou.

 

Luana Barros

TAGS