Você curtiu isso no Facebook?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Você curtiu isso no Facebook?

2018-08-29 01:30:00

Em tempos de eleições, já reparou se as páginas que você curtiu no Facebook ainda existem, ou continuam com mesmo nome e conteúdo? A prática de criar uma página com um nome e objetivo e, de repente, mudar para outro completamente diferente é ilegal, mas comum. Segundo o site/revista Piauí, há uma lista interessante. Quem se interessou por "Zumbi Walker SP" (66 mil likes) virou "Bolsomito", antes "Alvinegro da Vila" (75 mil likes) agora "Bolsomito Extremo", e quem curtiu "Papo Lava Jato" (350 mil likes) passou a apoiar (mesmo sem saber) "Presidente Jair Bolsonaro".

 

UMA CAIU

Das páginas pró-Bolsonaro (PSL) citadas e que quebraram as normas de conduta do Facebook, apenas a última (Papo Lava Jato/Presidente Jair Bolsonaro) caiu na malha fina na rede e foi deletada. As outras listadas acima, de nomes e escopos iniciais bem distantes da política, seguem no ar, reunindo cerca de 141 mil curtidores no FB.

 

CIRO & MARINA

Dupla também tem páginas que vieram de outra origem. Antes conhecida como "Cris Frases e Mimos", agora é a pedetista "Ciro Gomes Vem Aí" (458 mil likes). Já "Marina Silva 18", que leva 11 mil likes para a candidata da Rede, nasceu sob a alcunha de "Medley S/A Indústria Farmacêutica".

 

ESQUERDA

Temos exemplos de esquerda também. Página "Comunidade Árabe no Brasil" agora atende por "Lula Presidente 2018", com 246 mil likes. Criada em 2012 com o nome de "Segunda-feira", desde 2017 se chama "Lula Presidente" (207 mil likes). A página antes chamada "Fãs de Jorge e Mateus" se transformou em "Lula Livre" (69 mil likes). Todas permanecem ativas.

 

TROCA-TROCA

Ainda na lista de troca-troca no Facebook. Em 2014, quem apoiou "Aécio Neves Presidente", inadvertidamente agora é "Álvaro Dias Presidente" (5 mil likes) em 2018. Para fechar, hoje a "Geraldo Alckmin Presidente 45" (10 mil likes) era em 2014, a "Guarulhos está com Aécio Presidente 45".

 

JOÃO AMÔEDO

Depois de aparecer com 4% na última pesquisa (BTG/Pactual), Amoêdo ultrapassou 500 mil pessoas em seu abaixo-assinado virtual, para que tenha direito de participar dos debates na TV. Como seu partido (Novo) não tem o quórum mínimo de parlamentares no Congresso que a lei exige, não é convidado aos debates.

 

VAREJO

Postado no Facebook de Bolsonaro, o vídeo que mostra "gigantes do varejo" (Havan e Gazin) abrindo os votos ao candidato do PSL viralizou e chegou a bater 250 interações por minuto (via Social Monitor), totalizando 242 mil visualizações e 15 mil compartilhamentos (até as 21 horas).

 

Daniel Herculano

TAGS