OAB-CE teve dia intenso de movimentações pela sucessão da entidade
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

OAB-CE teve dia intenso de movimentações pela sucessão da entidade

2018-08-30 01:30:00

O dia de ontem foi marcado por movimentações em torno da disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Presidente da entidade, Marcelo Mota anunciou nesta quarta-feira que não tentará reeleição e que apoiará a postulação de Erinaldo Dantas. Já a atual vice-presidente da Ordem, Roberta Vasques, realizou, no auditório do Del Paseo, o ato intitulado Respire, Repense e Reaja, onde comunicou que fará oposição na disputa pelo comando da seccional.

 

A eleição da OAB-CE está datada para novembro deste ano. A chapa que for eleita estará à frente da entidade por três anos, até 2021.

 

Roberta Vasques afirma que se distanciou da gestão de Marcelo Mota por entender que os problemas que atingem a advocacia cearense e a sociedade não foram enfrentados como mereciam. Como exemplos de omissão, ela cita o aumento da taxa dos alvarás em Fortaleza e a morosidade da Justiça cearense, diagnosticada como menos produtiva do País pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Integrante da chapa que elegeu Marcelo Mota, em 2015, Roberta disse que, antes de se afastar da gestão, manifestou-se "diversas vezes" em reuniões de diretoria e de conselho da Ordem. "Na oportunidade que tive e na ausência do presidente, participei de lutas, como a luta contra o aumento exorbitante das custas judiciais, em 2016", argumenta. Segundo ela, faltou independência e altivez a Mota.

 

Sobre as declarações de Roberta, Erinaldo Dantas, pré-candidato apoiado por Mota, diz pensar que "os advogados não precisam de alguém que reclame da gestão que participaram, mas que apontem soluções".

 

Ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAAECE), ele traça como propostas oferecer mais serviços e reduzir anuidade; definir o piso salarial da advocacia; defesa efetiva das prerrogativas; OAB voltar a ser a grande protagonista.

 

Embora diga que o comando de Mota ficou "aquém da expectativa dos advogados", o que seria reconhecido pelo próprio presidente, Dantas enfatiza que a gestão não foi uma tragédia e que muitos bons feitos foram implementados. "Marcelo conseguiu pagar as contas da OAB e conseguiu recursos do Conselho Federal (da OAB) para terminar a obra na Washington Soares. Com isso, diz, se orgulha em receber apoio do atual presidente que, segundo ele, é "homem de bem".

 

A reportagem tentou contatar Mota por telefone por volta das 18h30min. Em nota enviada à imprensa, Marcelo Mota diz que "sua luta nunca foi pessoal e que nunca teve projeto político à frente da OAB Ceará".

 

Ele credencia o apoiado como alguém que galgou e conquistou espaços em seguidas gestões da Ordem Cearense, seja como conselheiro, como presidente de comissão, como tesoureiro ou como presidente da CAACE. Diz ainda que é hora de reunir forças em defesa da advocacia.

 

Carlos Holanda

TAGS