Ibope mostra Camilo com 64%, General com 4% e um triplo empate
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Ibope mostra Camilo com 64%, General com 4% e um triplo empate

2018-08-17 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A primeira rodada de pesquisa Ibope feita após o registro de todos os candidatos ao Governo do Estado mostra cenário no qual Camilo Santana (PT), com 64% dos votos, venceria a disputa com folga caso a eleição fosse hoje.

 

A uma distância de 60 pontos porcentuais do segundo colocado, a maior já aferida desde o pleito de 2006, o petista, que concorre à reeleição, está à frente do tucano General Theophilo, com 4%.

 

Na sequência, vem um triplo empate entre Ailton Lopes (Psol), Dr. Hélio (PSL) e Francisco Gonzaga (PSTU), todos com 2%. Filiado ao PCO, Mikaelton Carantino não pontuou. Os brancos e nulos somam 17%. Não sabem ou não responderam chegam a 9%.

[SAIBAMAIS] 

Encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o número 4.197/2018, a sondagem ouviu 1.204 eleitores de 13 a 15 de agosto em 58 municípios. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

 

O levantamento, divulgado no primeiro dia oficial de campanha, também testou os candidatos na modalidade espontânea, quando os nomes dos postulantes não são apresentados ao eleitorado. Também aí Camilo parte na frente, com 22% dos votos, seguido por General (1%), Ailton (0%) e Dr. Hélio (0%). Gonzaga e Mikaelton não pontuaram.

 

Coordenador da campanha à reeleição do governador petista, o secretário da Casa Civil Nelson Martins (PT) reconheceu que o resultado era positivo, "mas que isso, de maneira alguma, vai nos trazer qualquer tipo de acomodação".

 

De acordo com o secretário, Camilo vai manter "uma campanha bastante intensa no sentido de mostrar as propostas e dialogar com a sociedade".

 

Principal oponente do chefe do Executivo estadual, a candidatura de General Theophilo relativizou o resultado da pesquisa.

 

Presidente estadual do PSDB no Ceará, Francini Guedes afirmou, por nota, que, "a medir pelas caminhadas que temos feito em todo o Estado, os números não refletem o que temos sentido na população".

 

O dirigente tucano acrescentou ainda que "o início efetivo da campanha vai dar oportunidade de as pessoas conhecerem melhor as propostas e compararem os candidatos". Para ele, o resultado do Ibope mede, "no máximo, o nível de conhecimento das pessoas sobre os nomes ali colocados".

 

Candidato ao Palácio da Abolição, o advogado e professor universitário Hélio Gois, do PSL, se mostrou otimista e festejou o percentual alcançado no levantamento.

 

Responsável pelo palanque estadual do presidenciável e correligionário Jair Bolsonaro, o concorrente projetou que esse "índice vai mudar à medida que o povo for conhecendo nossas propostas".

 

"Vi o resultado com felicidade e otimismo", continuou o candidato. "Mesmo sendo campanha modesta, que ainda não foi às ruas, já está ganhando aderência. De cada 100 pessoas, duas se manifestaram a nosso favor. Ganhei meu dia."

 

O POVO procurou os demais candidatos para analisarem o resultado do Ibope. O telefone de Ailton estava desligado e as ligações para Gonzaga e Mikaelton não foram atendidas.

 

Henrique Araújo

TAGS