Aluna foi expulsa de sala por usar celular e não por apoiar Bolsonaro
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Aluna foi expulsa de sala por usar celular e não por apoiar Bolsonaro

2018-08-08 01:31:00

Uma página de apoio ao candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, no Facebook, compartilhou em 6 de agosto um vídeo que mostra, supostamente, uma jovem sendo expulsa da sala de aula por seu professor por usar uma camiseta do candidato.

 

Do momento de sua publicação até a noite, a postagem já tinha 19 mil interações segundo a contagem pública do Facebook, e tinha uma performance dez vezes maior do que a média da página, conforme o monitoramento do CrowdTangle - ferramenta de análise de redes sociais.

 

O conteúdo compartilhado é um vídeo de outra página pró-Bolsonaro, alegadamente baseada em Pirapora do Bom Jesus (SP), que, por sua vez, teve mais de 800 mil visualizações desde que foi publicado, em abril de 2018.

 

O texto que introduz o conteúdo, compartilhado na página, afirma categoricamente que "professor de história grita e expulsa aluno por este usar a camisa do Bolsonaro em sala de aula". Na realidade, o vídeo não tem qualquer relação com a campanha presidencial ou com Bolsonaro.

 

O vídeo em questão foi gravado no dia 23 de fevereiro de 2015, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello, no bairro Parque da Areia Preta, em Guarapari (ES). O professor, exaltado, pediu que ela tirasse "essa merda daqui". No mesmo dia, o vídeo foi compartilhado na página do Facebook "ES em Foco" e tornou-se um viral no WhatsApp. Em entrevista ao jornal Gazeta Online, à época, a aluna e o professor confirmaram que a confusão foi motivada pelo uso do celular.

 

O caso rendeu a cobertura jornalística de alguns veículos de comunicação no Estado. A versão recentemente viralizada utilizou 37 segundos de uma matéria de um telejornal do Espírito Santo, que contava a história, mas suprimiu a explicação do celular.

 

Comprova

 

O PROJETO de jornalismo colaborativo envolve 24 veículos de imprensa de todo o País com o objetivo de combater a desinformação no período eleitoral. Informações verifi cadas serão publicadas no site projetocomprova.com.br. Para denunciar boatos, envie mensagem para o WhatsApp (11) 97795-2200.

 

Ao longo da campanha presidencial, O POVO veiculará, em suas múltiplas plataformas, checagens realizadas dentro do Projeto Comprova. O conteúdo será identificado pelo selo acima

 

TAGS