PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Em tribuna livre, em Fortaleza, PT defende libertação e candidatura de Lula

2018-07-10 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

No dia seguinte ao imbróglio judicial que manteve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preso, o PT do Ceará organizou na tarde de ontem uma tribuna livre na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, para defender a libertação e a candidatura do líder petista. O evento deu início a uma semana de mobilização do partido em todo o Estado, que culminará em ato nacional no próximo dia 13.

 

O ato na Praça do Ferreira reuniu militantes do PT, representantes de sindicatos e apoiadores do ex-presidente, além de passantes que se aproximavam da manifestação e declaravam sua opinião favorável ou contrária. Nos discursos, a legenda reiterou argumento de que Lula foi condenado sem provas e tem o direito de ser candidato. O juiz federal Sergio Moro foi criticado e acusado de “perseguir” o ex-presidente.

[SAIBAMAIS] 

Na ocasião, a deputada federal Luizianne Lins (PT) comentou o ocorrido no último domingo, 8, quando o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Rogério Favreto, concedeu habeas corpus a Lula, mas o ex-presidente permaneceu preso após sequência de despachos de Moro e de outros desembargadores contrários à soltura.

 

“O povo pôde ver, quando os desembargadores bateram cabeça para manter o Lula preso, que ainda há esperança do Lula ser candidato. Foram levantados céus e terras para ele (Lula) continuar preso, houve um conflito do Judiciário, que sabe a quem serve, e não é ao povo”, acusou a deputada.

 

De acordo com ela, nacionalmente o partido organiza uma agenda ainda mais intensa de mobilização. No dia 18 de julho, haverá um ato para marcar 100 dias da prisão de Lula e 100 anos de Mandela, ex-presidente da África do Sul, símbolo de luta contra o apartheid. “Um ato sobre dois presos políticos”, defende Luizianne.

 

Ticiana Studart, membro da executiva estadual do PT, respondeu acusações de que o desembargador Rogério Favreto teria concedido habeas corpus porque foi filiado ao PT. “Essa mesma sede de isenção sobre ele não existe sobre o ministro (do Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que foi filiado ao PSDB (...) ou ao Moro, que se encontra com líderes do golpe fora do País”, disse.

 

Segundo Ticiana, ficou “claro” que quem atuou como militante político foi Moro, que despachou contra a concessão do habeas corpus estando de férias. “Fica nítido que há uma perseguição contra o Lula”, argumentou.

 

De ontem até sexta-feira, 13, o partido está com a agenda lotada de reuniões internas e atos públicos, como panfletagens, caminhadas no centro da Cidade e atos políticos. No interior do Estado, os diretórios municipais também planejam eventos. Amanhã, haverá uma plenária popular e sindical na sede da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE).

 

SERVIÇO

 

Agenda de mobilização do PT

 

Plenária Popular e Sindical Lula Livre

Quando: 10/7, às 16 horas

Onde: Sede da CUT-CE - Rua Solon Pinheiro, 915

 

Boca de Rua Lula Livre

Quando: 10/7, das 16h às 18 horas

Onde: Rua General Sampaio, Rua Pedro I e Rua Assunção

 

Ato Lula Inocente, Lula Livre, Lula Presidente

Quando: 13/7, às 16 horas

Onde: Praça da Bandeira

 

PRISÃO DO LULA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso em 7 de abril deste ano, após ser condenado em 2ª instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

 

Letícia Alves

TAGS