PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Em meio a críticas de Ciro a Eunício, Luizianne cobra candidato do PT

2018-07-16 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Maior nó na construção da chapa pela reeleição de Camilo Santana (PT), a disputa pelas candidaturas da base ao Senado Federal ganhará hoje mais um elemento de divisão interna. Crítica dos irmãos Ferreira Gomes, a deputada federal Luizianne Lins fará em Fortaleza movimento cobrando que o PT lance candidato a senador na eleição deste ano.

As duas vagas para a disputa no bloco do governador já são motivo de polêmica e articulações de bastidores. Atualmente, Camilo sinaliza apoio à candidatura de Cid Gomes (PDT) para uma das vagas, ao mesmo tempo em que investe na reaproximação da gestão com o senador Eunício Oliveira (MDB), candidato à reeleição.

A tese de aliança entre PT e MDB no Estado, no entanto, é rejeitada pela principal liderança da base do governo, o pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT). Em evento do PDT na semana passada, o primogênito Ferreira Gomes chegou a incluir Eunício entre lista de “picaretas” e defendeu candidatura do deputado André Figueiredo (PDT) para a vaga.

 

A fala dura de Ciro levanta dúvidas inclusive da viabilidade de uma “aliança informal” entre Camilo e Eunício. Até então vista como saída mais provável para o impasse, a estratégia envolveria a base lançar apenas Cid Gomes como candidato ao Senado pelo bloco governista, deixando o emedebista “livre” para disputar a outra vaga sem figurar em uma chapa do PDT.

 

Procurados pelo O POVO, aliados de Camilo e Eunício evitaram o tema. “Tudo vai ser resolvido nas convenções, que ocorrem em menos de um mês”, diz o deputado Antônio Balhmann (PDT). Ele destaca, no entanto, que estratégias de Camilo e Ciro não são as mesmas. “Ciro é candidato a presidente, Camilo ao governo, então eles têm preocupações diferentes”.

 

Luizianne Lins, por outro lado, defende que o PT adote a defesa de candidatura do ex-presidente Lula e da manutenção da vaga de José Pimentel (PT) no Senado como prioridades para este ano. Ontem, a deputada esteve em Curitiba, onde participou de ato marcando 100 dias da prisão de Lula.

 

Apesar de defender tese sem adesão dos grupos majoritários do PT do Ceará, Luizianne pode conturbar mais o processo pois exerce hoje grande influência sobre o partido em Fortaleza - sendo ela “fiadora” do atual presidente da sigla na Capital, ex-vereador Deodato Ramalho.

 

Atual presidente do PT, o deputado estadual Moisés Braz destaca que posição de Luizianne é individual, não representando interesses da sigla. “Esse debate dela é por fora. É uma agenda dela, não do PT”, diz.

 

Ele destaca que, nesta segunda-feira, a Executiva da sigla fará reunião interna para avançar na definição de candidaturas do partido no Estado. “Aí sim serão debatidas as pautas do PT. Quem quiser ser candidato, que apareça lá”.

Carlos Mazza

 

 

PT CEARÁ

 

UM PARTIDO, DUAS REUNIÕES

Plenária do grupo de Luizianne Lins pela defesa de candidatura da sigla ao Senado está marcada para as 18h desta segunda-feira, no Sindicato dos Comerciários, no Centro de Fortaleza.

Já reunião da Executiva do PT cearense foi convocada para as 15horas, no Hotel Amuarama, no Bairro de Fátima. Evento debaterá todas as possíveis pré-candidaturas do partido na eleição deste ano.

 

TAGS