PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Por que o jornalismo deve ser discutido por todos

2018-06-13 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

Maior evento multicultural do Brasil, o Festival Vida&Arte não deixará de fora as discussões sobre o fazer jornalístico. O evento, que ocorre entre os dias 21 e 24 de junho no Centro de Eventos do Ceará, terá na sua programação debates, palestras e lançamentos de livros sobre a temática, com a participação de jornalistas do O POVO e de outros estados do País.

No total, nove momentos foram reservados para tratar sobre jornalismo durante os quatro dias de evento. A cobertura dos Três Poderes e do âmbito cultural, o nascimento de uma boa reportagem, a relevância do jornal impresso na era da internet, as novas formas de fazer jornalismo e as notícias falsas serão os temas discutidos.

Uma das curadoras dos debates, Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação do O POVO, explica que as temáticas foram escolhidas com base nas mudanças que a comunicação vem sofrendo. “Resolvemos trazer para o debate assuntos que são de interesse não só para os jornalistas ou para quem produz notícia, mas também para os consumidores de informação. Ou seja, para todos nós”, disse.

[QUOTE1] 

O jornalista Plínio Bortolotti, diretor institucional do O POVO, também um dos curadores, ressalta que esse debate é importante para todos os produtores e leitores de notícias porque “quanto mais uma pessoa souber sobre jornalismo, melhor para ela, que poderá fazer uma leitura crítica”.

 

“Nós procuramos abordar alguns dos principais problemas pelos quais passam o jornalismo hoje e procuramos nomes que pudessem discutir, questionar isso. O objetivo é trazer algumas questões relevantes para o jornalismo atual”, completa Bortolotti. Os profissionais convidados são do O POVO, mas também de outros veículos, como a Folha de São Paulo, Nexo, revistas Bravo e Época, e dos coletivos Nigéria e Marco Zero.

 

Além dos debates, haverá o lançamento e o relançamento de livros sobre o tema durante o Festival V&A. Na quinta-feira, 21, será o lançamento do Anuário do Ceará 2018-2019, publicação que condensa as principais informações políticas, econômicas e sociais do Estado.

 

No sábado, será a vez do livro Jornalismo em tempos de pós-verdade, com textos de jornalistas, além de um psicanalista e de um historiador. No mesmo dia, haverá o relançamento do Recortes da Diáspora Síria, da jornalista Isabel Filgueiras, correspondente do O POVO em São Paulo.

 

“Todos os lançamentos foram pensados dentro de uma programação de jornalismo que foi preparada para o Festival. Todos os temas fazem parte do nosso dia a dia e são relevantes no meio jornalístico”, afirma Regina Ribeiro, editora-executiva das Edições Demócrito Rocha.

 

Uma publicação que celebra os 90 anos do O POVO também será lançada no evento. A programação do Festival Vida&Arte integra a comemoração do aniversário do jornal. “Tratar de jornalismo dentro das mais diversas linguagens do evento é uma forma de celebrar a nossa história, o jornalismo que fazemos, discutir com academia e outros profissionais e projetar o futuro”, ressalta Naddaf.

 

TAGS