PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PSDB realiza evento para confirmar General Theophilo como candidato ao governo

2018-05-21 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O senador Tasso Jereissati (PSDB) apresentar oficialmente hoje o General Theophilo como o candidato dos tucanos (e das forças oposicionistas) na disputa ao Executivo estadual. O militar, que está na reserva e é filiado recente ao partido, deve assumir a condição de principal nome na oposição ao governador Camilo Santana (PT), que, por sua vez, deverá tentar a reeleição.
 

“Estive reunido ontem com o Senador Tasso Jereissati. Tomei a decisão de entrar na política porque acredito na democracia, que é possível mudar o Ceará a partir da aliança das pessoas de bem, em um movimento renovador, fazendo que o Estado e os políticos voltem a cumprir seu propósito maior que é o de servir às pessoas e não a si mesmos”, comunicou o general em sua página pessoal no Facebook.

Theophilo tem passagem por setores estratégicos para a segurança nacional. Ele também tem experiência no combate ao tráfico de armas e drogas e controle das fronteiras. Até março, comandante de logística do Exército, o general possui histórico com as Forças Armadas que vai muito além dos 45 anos de serviço. É filho do general de brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto.
  

O General Theophilo fez seus primeiros ataques contra a gestão Camilo na semana passada, ao participar do programa “O povo no rádio”, na rádio O POVO/CBN, apresentado por Luiz Viana. Na ocasião, o tucano atribuiu a crise na segurança pública do Ceará à “falta de autoridade”, numa referência direta ao provável adversário petista na disputa pelo governo do Ceará.
 

Já assumindo um discurso mais enfático ao abordar o tema ao qual está ligado, o General anuncia como meta fazer do Ceará “uma “ilha de segurança”. Este ano, houve quatro chacinas no Ceará – três delas na Capital. Neste ano, Camilo contratou mais de 730 policiais civis, incluindo 476 inspetores, 201 escrivães e 53 delegados.
 

Cearense de nascimento, mas que voltou a residir no Estado apenas cerca de um ano atrás, o militar da reserva identifica na área da segurança um dos principais gargalos da gestão do petista Camilo Santana. “Eu acredito que o investimento está sendo grande, mas sem qualidade”, avalia, destacando que só o aumento do efetivo policial não é suficiente.
 

O evento que oficializa o nome dele como opção tucana para disputar o governo do Ceará acontece às 16 horas, no auditório do Iguatemi Empresarial, onde o senador Tasso Jereissati mantém seu escritório político.

 

PERFIL 

 

DA CASERNA À POLÍTICA
VIDA MILITAR
 

Recém-filiado ao PSDB, Guilherme Teophilo foi até 2016 comandante militar da Amazônia e esteve à frente do controle das fronteiras de uma das áreas de maior atenção para o tráfico de entorpecentes no País. Após dois anos, deixou o cargo e assumiu o Comando Logístico do Exército.

FAMÍLIA FARDADA


Uma resistência importante ao nome do General Teophilo tem partido do deputado federal Genecias Noronha, presidente do Solidariedade e, até outro dia, nome certo nas articulações oposicionistas. Ele argumenta que não conhece o militar o suficiente para apoiar sua candidatura. Genecias defende que o candidato deveria ser o senador Tasso Jereissati ou o deputado estadual Capitão Wagner 

TAGS