PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Manifestações de apoio a Lula se estendem ao Ceará

2018-04-06 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
Após determinação da prisão de Lula, a noite de ontem seguiu com manifestações, vigílias e convocações de apoio ao ex-presidente. As ações, que contaram com a participação de representações políticas e movimentos organizados, se estenderam também ao Ceará. Na sede do PT-CE, na Avenida da Universidade, em Fortaleza, dezenas de pessoas acompanhavam a mobilização em São Bernardo do Campo, onde Lula estava, e protagonizavam debates.

A maior concentração ocorreu no entorno do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Lá, uma multidão de apoiadores carregava faixas com mensagens de apoio. “Aqui está o povo sem medo de lutar” era o grito em solo paulista ou cearense.

“Somente o povo na rua é capaz de reverter esse conjunto de medidas tomadas. Não temos condições físicas de ir a São Paulo, mas estamos acompanhando pela internet e permaneceremos em vigília para mostrar nossa solidariedade”, afirmou o presidente do PT-CE, Francisco de Assis Diniz.
Ele ressaltou que, mesmo preso, Lula será o candidato do partido à Presidência da República este ano. “Dia 15 de agosto o PT apresentará ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o pedido de registro de candidatura dele. E vamos, com ele preso, e nós fazendo campanha na rua”.

 

Na sede do PT-CE, estavam representantes de outros quatro partidos (Psol, PCdoB, PDT e PSB) e de movimentos como as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

Zilmara Alves, pedagoga, 41, disse que foi somar forças contra a decisão do juiz federal Sérgio Moro. “O que me trouxe foi a injustiça. O direito constitucional está sendo infringido. Hoje quem está sendo atingido é o Lula, amanhã pode ser eu ou você”.

 

Na Praça Portugal, outro grupo, em menor número, se reuniu. Entretanto, entre eles o sentimento era de comemoração. “Não esperava que ele fosse ser preso tão rápido. Votei nele na primeira eleição, mas me decepcionei muito. A comemoração é para extravasar, botar a raiva para fora. Todo brasileiro de sangue bom se sentiu traído por ele”, afirmou a aposentada Fátima Aguiar. O grupo informou que hoje um novo evento está sendo programado: o CarnaLula. O local ainda não havia sido definido.

 

Três ocorrências de violência foram registradas durante as manifestações de ontem realizadas pelo País. Uma delas, contra a equipe de reportagem do jornal Correio Braziliense, na sede da CUT em Brasília. Conforme relatos, cerca de 30 pessoas começaram a desferir socos e pontapés contra o carro. Um fotógrafo da agência Reuters também foi hospitalizado.

 

Em São Paulo, em frente ao Instituto Lula, um homem que se manifestava a favor da prisão do petista foi empurrado por apoiadores do ex-presidente. Ele bateu a cabeça em um caminhão e precisou ser levado ao hospital. A confusão aconteceu enquanto o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) falava a jornalistas. Hoje e amanhã deverão ocorrer outras manifestações em apoio a Lula. Até o fechamento desta edição, nenhum local havia sido definido.

Com agências

 

PELO MUNDO

 

REPERCUSSÃO

 

THE GUARDIAN

“Brasileiros ainda têm muito carinho por Lula, apesar da condenação por corrupção”, publicou o jornal inglês.

LE MONDE

O francês trouxe a perspectiva factual e chamou ainda o ex-presidente de “ícone da esquerda”.

EL CLARÍN

A ordem de prisão virou manchete do jornal argentino. Destacou que os amigos próximos do ex-presidente tinham cuidado de esclarecer que Lula estava disposto a se render.

EL PAÍS

Destaca o fato de o mandado de prisão ter acontecido menos de 24 horas após a decisão do STF em negar o habeas corpus.

THE NEW YORK TIMES

Traz que a ordem de Moro dá um grande golpe ao líder outrora amplamente popular, que estava tentando disputar as eleições.

WASHINGTON POST

Afirma que a decisão do juiz Moro mergulha o País em caos político.

BBC

Mancheta: "Lula do Brasil deve iniciar período na prisão, determina Suprema Corte".

LE FIGARO

A publicação francesa diz que Lula está nos portões da prisão. "O político de 72 anos está agora preso nos meandros do maior escândalo de corrupção da história do País".

CORRIERE DELLA SERA

O jornal italiano afirma que a política brasileira está em pedaços, entre reviravoltas e acusações de golpe.

 

EX-PRESIDENTES DO BRASIL QUE JÁ FORAM PRESOS

 

HERMES DA FONSECA

Governou o País entre 1910 e 1914. Em 1922, foi preso por fazer críticas à intervenção federal na eleição em Pernambuco. Ficou detido por seis meses.

 

WASHINGTON LUÍS

Estava no poder desde 1926 e, em 24 de outubro de 1930, foi deposto, levado ao Forte de Copacabana. Seguiu para exílio após negociar com os revolucionários.

 

ARTHUR BERNARDES

Havia governado o País entre 1922 e 1926. Foi detido em 23/9/1932 ao incitar levante em Minas Gerais em apoio à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

 

JÂNIO QUADROS

Presidente durante sete meses em 1961, foi mantido por quatro meses em confinamento, em Corumbá, em julho de 1968, por ordem do governo Costa e Silva.

 

JUSCELINO KUBITSCHEK

Presidente de 1956 a 1961, foi preso no Rio em 13/12/1968, na noite da decretação do Ato Institucional número 5 (AI-5).
Foi libertado em 22/12/1968.

 

TAGS