PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Quatro pré-candidatos cearenses receberão bolsas de grupo político apoiado por Luciano Huck

2018-02-03 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
Dos quatro mil candidatos que se inscreveram para as bolsas do movimento Renova Brasil, apenas 100 foram aprovados para receber um auxílio que varia de R$ 5 a R$ 12 mil e participar de curso de formação em política. Entre os aprovados, estão quatro cearenses: a presidente do Sindicado dos Médicos do Ceará (Simec) Mayra Pinheiro, o co-fundador do Instituto Democracia e Ética (IDE), Fredy Bezerra, o radialista Damião Gonçalves e o fundador da ONG React & Change, Ítalo Alvez.

 

Candidata a deputada federal em 2014, à época no PSDB, Mayra Pinheiro (Novo), ficou conhecida a partir do episódio em que teria vaiado médicos cubanos em protesto contra o programa federal Mais Médicos. De acordo com a banca avaliadora do Renova Brasil, Mayra foi questionada, mas se saiu bem na justificativa. “Nunca fui para o aeroporto. Isso foi uma falácia. O único episódio que participei foi na Escola de Saúde Pública. Também nunca vaiei os cubanos, foi uma outra moça, que disseram que era eu. Tenho um vídeo com camisa de Cuba recepcionando os colegas”.

[SAIBAMAIS]

Ela admite que defendeu que o Mais Médicos fosse para brasileiros porque seria fonte de emprego para os jovens. Em relação a políticos, Mayra é próxima dos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) e do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS). Mayra renunciou ao valor da bolsa. Segundo ela, o valor deveria ser usado pelos colegas que precisam do auxílio.

 

Amigo do ativista e empresário Paulo Angelim, o procurador do Estado Fredy Bezerra foi um dos fundadores do IDE no Ceará. Participou dos protestos contra o ex-presidente Lula e o governo Dilma (PT), como coordenador da Frente Cearense pelo Impeachment. Ele também foi candidato a vereador em 2016 pelo PSDB, antes de ingressar no Novo. “Até 2014 nunca nem tinha pensado em me filiar a partido nenhum, mas vendo a situação que se concretizou naquele ano, precisava me aproximar mais da política”, conta. Assim como Mayra, ele é postulante a deputado federal.

 

O radialista Damião Gonçalves foi candidato a prefeito e vereador de Russas. Antes de se filiar à Rede, foi membro do PRB, do deputado federal Ronaldo Martins. “ Aqui vejo pessoas de muito bom senso, independentemente de fazerem parte de um partido de direita, esquerda e centro”, explica.

 

O mais jovem dos cearenses selecionados tem 25 anos, está filiado à Rede e se descreve como ativista da causa LGBT. Ítalo Alvez diz que cresceu na periferia de Fortaleza e estudou em escolas públicas. “Morei fora do Brasil por sete anos, me capacitando. Agora estou de volta, tocando diversos projetos, como o Agora!, outro movimento de renovação política".

 

CURSO

O curso de formação terá carga horária de 240 horas e vai até julho, época em que os partidos definem os candidatos para as eleições de 2018.

 

ISABEL FILGUEIRAS

CORRESPONDENTE EM SÃO PAULO

isabelf@opovo.com.br

Gabrielle Zaranza

TAGS