PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Paulo Maluf vai para a Papuda e juiz pede perícia

2017-12-23 01:30:00

 




 


 

[FOTO1]

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) foi transferido ontem da carceragem da Polícia Federal em São Paulo, na zona oeste da capital paulista, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.


Ainda ontem, Maluf, de 86 anos, foi submetido a uma perícia médica pela equipe do CDP. A defesa do ex-prefeito tenta obter o regime domiciliar, sob a justificativa da idade avançada e de problemas de saúde.


A ordem de transferência ao Bloco 5, Ala B, do Centro de Detenção Provisória da Papuda foi determinada na quarta-feira pelo juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.


Macacari pediu ontem à equipe médica do CDP parecer detalhado para formar sua convicção sobre o pedido de concessão da prisão domiciliar. O primeiro laudo foi pedido ainda para ontem e o segundo, final, tem como prazo de entrega a próxima terça-feira.

[SAIBAMAIS]

Maluf chegou a Brasília por volta das 16 horas. Desde quarta-feira, ele estava detido na PF em São Paulo, onde se apresentou após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinar o início do cumprimento da pena, em regime fechado, de 7 anos, 9 meses e 10 dias a ele imposta pelo crime de lavagem de dinheiro.


A perícia médica no Centro de Detenção Provisória da Papuda foi realizada com a finalidade de demonstrar o real estado de saúde do deputado. A defesa alega que o quadro é considerado grave no pedido em que requer o benefício da prisão em casa. Maluf só seguiu para a Papuda depois de passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal.


Natal


Para a defesa de Maluf, sentenciado em maio por desvios em obras de sua gestão na Prefeitura de São Paulo (1993-1996), no entanto, o político não pode esperar até terça-feira pela decisão sobre a concessão da prisão domiciliar.


Citando, além da saúde, a proximidade do Natal, os advogados do ex-prefeito apresentaram novo apelo ontem para que a decisão fosse tomada provisoriamente pelo menos até a conclusão de todas
as perícias necessárias.


Ontem, o juiz Macacari negou em decisão liminar (provisória) o pedido. Com isso, Maluf deverá passar o Natal na prisão. “Nada há nos autos até agora a indicar que a permanência do sentenciado no cárcere impõe maiores riscos à sua integridade física. Ao reverso, do que vi, concluo, num primeiro momento, que seu quadro clínico não demanda tratamento ou acompanhamento médico que não possa ser adequadamente prestado pelo serviço de saúde da unidade prisional”, afirmou.  (Agência Estado)

 

Frases

 

A perícia médica no centro de detenção provisória da papuda foi realizada com a finalidade de demonstrar o real estado de saúde do deputado

 

 

Maluf chegou a Brasília por volta das 16 horas. Desde quarta-feira, ele estava detido na PF em São Paulo, onde se apresentou após Fachin determinar o início da pena

Adriano Nogueira

TAGS