PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Comemoração de números só dura "cinco minutos"

2017-11-28 01:30:00

Melhor desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Norte e Nordeste, o Governo do Ceará, segundo Izolda Cela, “só tem direito” a “cinco minutos de comemoração” dos números. “É muito trabalho”.


Com 33% das escolas atingindo a meta nacional estipulada pelo Ministério da Educação para 2022, o Ceará, ao lado do Piauí, é um dos únicos acima de 10%. Izolda, contudo, admite que o resultado apresenta “duas faces da mesma moeda”: ao mesmo tempo que há destaque no índice de 33%, este número, invertido, expõe que 67% das escolas não atingiram o índice.


“Tenho mais tendência a ver o que falta, na dificuldade. Mas precisamos reconhecer (o bom resultado), até para nos encorajar ainda mais e para saber do que somos capazes”, conta a vice-governadora.


Com origem política na área de Educação, Izolda exalta a conquista ao comparar índice com os outros Estados da Região.


“Vejam os resultados do Nordeste. 1%, 2%, 3%. É muito diferente. Isso é esforço, foco, articulação. Não foi de uma hora pra outra: se construiu na peleja. Já tem impacto positivo no 5º ano. É muito bonito ver isso. Vemos que o Ceará não tem uma marca melhor só no Nordeste, mas acima do Ceará só estão São Paulo,Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná, nessa ordem. Veja quem são”, ressalta Izolda.


Ela repete a meta do governo, “um grande desafio”: “expandir escolas em tempo integral”. “Não só mais tempo, mas projetos nesse importante espaço”, disse.

Daniel Duarte

Adriano Nogueira

TAGS