Participamos do

Senadores defendem "transparência total"

01:30 | Fev. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para Romero Jucá , a Operação Lava Jato é “uma mudança de paradigma” na política brasileira. Ele diz, porém, que todas as próximas etapas devem correr "às claras". Eu defendo a transparência das investigações e dos processos. Acho que tudo tem que ser tornado público e que a sociedade e a imprensa tenham acesso a tudo, para tirar essa sombra sobre toda a classe política. Quem tiver responsabilidade, que responda, mas não dá para ficar a conta-gotas vazando informações e criando um clima de instabilidade que tem um reflexo muito grave na economia.


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também defende o fim do sigilo no caso da Lava Jato. Em seu último pronunciamento no cargo de presidente do Senado, na última quarta-feira, o agora líder do PMDB afirmou que a manutenção de segredo sobre as informações pode levar a manipulação dos fatos.


“Qualquer investigação requer transparência. A partir da ocorrência de qualquer fato, é preciso que se derrube o sigilo, para que a população não seja manipulada - o que, infelizmente, tem acontecido. O fim do sigilo sempre nos aproxima da verdade, evita manipulações e evita vazamentos. O Brasil precisa seguir esse caminho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto ainda precisa ser encaminhado pela Mesa Diretora às comissões pelas quais será analisado e, eventualmente aprovado, antes de ir a plenário.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente