PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PT vai à Justiça contra aumento de ônibus em Fortaleza

2017-02-03 01:30:00

O diretório municipal em Fortaleza do Partido dos Trabalhadores protocolou ontem, ação popular contra o aumento da tarifa no transporte público coletivo, que subiu de R$ 2,60 para R$ 3,20. O reajuste começou a vigorar desde o último dia 14.


Para o deputado e presidente do PT Fortaleza, Elmano Freitas, em quatro anos de gestão Roberto Cláudio (PDT) os aumentos da tarifa já chegam a 60% e quem sofre é a população.


A ação popular defende que o aumento vai contra o art. III da Lei Orgânica do município, em que pontua que é “dever do Poder Municipal assegurar a todos locomoção através de transporte coletivo adequado mediante tarifa acessível ao usuário”. E que não houve proporcionalidade ao estipular um aumento desse potencial em um momento de recessão financeira.


Segundo a assessoria da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a Prefeitura de Fortaleza ainda não foi notificada sobre a ação. O órgão não se posicionou sobre o caso por esse motivo.


Na semana passada, foram protocolados na Câmara dois projetos de decreto legislativo para também tentar barrar o aumento. O primeiro foi elaborado por parlamentares da oposição composta por PR e PSDB. O líder do bloco, vereador Plácido Filho (PSDB), ressaltou que a medida é necessária porque não houve debate com a população. O segundo projeto foi protocolado pelo vereador Guilherme Sampaio (PT) com o mesmo objetivo de revogar o aumento autorizado por RC. (O POVO Online)

 

Adriano Nogueira

TAGS