PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PCdoB vai apoiar Maia; PT deve liberar bancada

2017-01-19 01:30:00

Um dos principais aliados da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment no Congresso, o PCdoB decidiu ontem apoiar oficialmente a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. A decisão foi tomada na terça-feira, após uma reunião da direção da legenda com a bancada, que é formada por 12 deputados, e informada nesta quarta aos líderes do PT e do PDT, que compõem o bloco de oposição. O anúncio do PCdoB esvaziou a candidatura de André Figueiredo (PDT-CE) e enfraqueceu a ala petista contrária ao apoio a reeleição de Maia.


Dono da segunda maior bancada da Câmara, o PT está dividido entre apoiar Maia - e garantir participação na Mesa Diretora da Câmara - ou construir uma candidatura de esquerda, não necessariamente a de Figueiredo. "O Muda PT indicou à bancada a construção de uma candidatura de oposição. Figueiredo é uma alternativa que vamos estudar", disse a deputada Margarida Salomão (PT-MG).


Nesta quinta-feira, 19, uma comissão de deputados petistas vai se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que até agora não se manifestou sobre a disputa. Além disso, o Diretório Nacional do partido, que se reúne hoje, em São Paulo, também deve opinar sobre a sucessão na Câmara. A tendência é que a direção libere a bancada.

Adriano Nogueira

TAGS