PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Zé Maria de Tomé, a saga

2017-01-21 01:30:00
NULL
NULL
Na próxima quarta-feira, 25, a 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidirá se os três réus acusados pelo assassinato do ambientalista José Maria Filho, o Zé Maria de Tomé, irão a júri popular. O caso se arrasta na justiça cearense há quase sete anos, desde que pistoleiros o executaram com mais de 20 tiros em Limoeiro do Norte (21/4/2010). A defesa de José Aldair Gomes Costa, Francisco Marcos Lima Barros e do empresário João Teixeira Júnior havia entrando com recurso em 2015, contra a pronúncia da Justiça. Tomé era presidente da Associação de Trabalhadores Rurais Sem Terra da Chapada do Apodi. Ele havia denunciado o uso indiscriminado de agrotóxicos por grandes empresas, grilagem de terras e foi um dos responsáveis pela criação da lei municipal que proibia a pulverização aérea de agrotóxicos em Limoeiro. Um mês depois de seu assassinato, a legislação foi revogada.

[FOTO1] 

ZÉ MARIA DE TOMÉ, A SAGA 2

Para sensibilizar os desembargadores, A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) está convocando entidades e militantes sociais para acompanhar a sessão que é pública e começará às 13h30min, no TJCE (Cambeba).

 

LACRA E FECHA!

Uma marca registrada do governo Temer é “fechar”. Fechou a Usina de Biodiesel de Quixadá e baqueou mais a economia dali. E, agora, mandou lacrar 19 agências do BNB no Brasil.

 

LACRA E FECHA 2!

Deixam de operar duas as agências da Santos Dumont (Fortaleza), a de Juazeiro do Norte e a de Sobral. Quanto custou para montá-las? No Portal da Transparência não tem o dado. Economia, mesmo, para o BNB é aperfeiçoar os mecanismo anticorrupção.

 

UMA SELFIE

Tomara que a “Operação Cartão de Visita”, comandada pelo secretário da Segurança do Ceará, André Costa, não seja apenas pirotecnia e coisa para postar no Instagram.

 

MATA ATLÂNTICA

Aqui tem Mata é a cartilha lançada pela Fundação SOS Mata Atlântica. Mostra o estado de conservação do bioma em 3.429 municípios. Inclusive no Ceará. Para download: www.sosma.org.br/publicacoes

 

DOIS PESOS...

Na esquina da São Paulo com General Sampaio, no Centro de Fortaleza, a Etufor precisa fiscalizar. Lá é ponto de táxi-lotação. Se os taxistas cobram proibição do Uber, não deveriam escorregar na ilegalidade.

 

AGRICULTURA INCLUSIVA

Rosângela Moura, da Fetraece, vai representar a agricultura brasileira na Conferência Mundial sobre Investimentos em Transformação Rural Inclusiva. O evento, organizado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, será em Roma. Dias 25/1 e 27/1.

 

HORIZONTAIS

Prefeito Nilson Diniz (Cedro), candidato a vice-presidente da Aprece, propõe implantar políticas de educação fiscal para gestores. Que tal, também, um manual contra a corrupção no Interior do Ceará?

 

Uma conversa sobre Lolita, de Vladimir Nabokov, é a atração do Literatura com Sexualidade da Fundação Demócrito Rocha. Dia 26/1, no Espaço O POVO de Cultura, às 19h.


Só lembrando: E aí, você tem conta inativa do FGTS e está num pé e noutro para sacar?


SOBE


PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA Idade Certa do Governo do Ceará. Está sendo reproduzido pelo Espírito Santo.

 

DESCE


ESTACIONAMENTO DA UNIMED, que cortou o ticket que dava direito à isenção se o cliente fosse atendido em uma hora na emergência.

 

por Demitri Túlio

Adriano Nogueira

TAGS