PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Interrogatório dos acusados

2017-01-17 01:30:00
NULL
NULL
O processo da Chacina do Curió/Messejana, que corre na 1ª Vara do Juri e tem 16 volumes com mais de seis mil páginas, está andando rápido se comparado a outros no Ceará. Há deles em que vítimas sequeladas e familiares de pessoas assassinadas passam décadas gritando por celeridade e justiça. Ministério Público (MP) e Judiciário levaram menos de um ano para chegar aos primeiros interrogatórios dos denunciados. No dia 27/1, serão ouvidos os soldados Antônio Flauber, Clênio da Costa, Carlos Marçal, José Oliveira do Nascimento, Wagner Silva, Hélder de Sousa, Igor Beethoven e Bárbara Moreira. A prova do MP foi concluída com a ouvida de 40 testemunhas de acusação, entre elas sete sobreviventes da matança. 186 testemunhas de defesa depuseram a pedido dos 64 advogados. Nos dias 20/1, 3/2, 10/2 e 17/2 serão escutadas as últimas testemunhas dos acusados. Onze pessoas foram executadas, covardemente, em novembro/2015 e 44 PMs foram denunciados como assassinos pelo MP.

[FOTO1] 

FRATERNIDADE AMBIENTAL

Que tal dom Aparecido Tossi (foto), arcebispo de Fortaleza, lançar a Campanha da Fraternidade no Cocó? A Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida tem tudo a ver. Seria um gesto generoso pela demarcação da floresta degradada. 

 

FRATERNIDADE AMBIENTAL 2

O Parque da Sabiaguaba seria outra opção. Lá, há violações contra o meio ambiente praticadas pela Prefeitura de Fortaleza, pelo Governo do Estado e por cidadãos.

 

FRATERNIDADE AMBIENTAL 3

Lugares para lançar a Campanha da Fraternidade no Ceará não faltam. Os crimes à “Casa Comum” estão por todos os municípios... Na Pacatuba, por exemplo, a Sema/Semace ainda não mandou reflorestar uma área desmatada na serra da Aratanha.

 

LUTO DA PGJ

A procuradora de Justiça Zélia Morais faleceu na última sexta-feira. Foi por complicações após uma cirurgia no estômago. Ela era filha do jornalista Morais Né, ex O POVO, e irmã do jornalista Luiz Carlos Morais.

 

MATA CILIAR NO CHÃO

Como assim? A Cagece recebeu autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará para desmatar até a mata ciliar do rio Cocó no trecho do anel viário, na BR-116, próximo ao açude Gavião? E depois gastam milhões para desassorear o rio. Cadê o MP?

 

JÁ COMEÇOU

Alô, AMC! A rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, em dia de Pré-Carnaval, poderia ter o tráfego interditado. No último sábado, a multidão de foliões e carros disputavam espaço próximo ao Estoril e ao Pirata.

 

SOS TITO ALMEIJEIRAS

Uma campanha, puxada pelos cineastas Rosemberg Cariri e Wolney Oliveira, arrecada doações para o também cineasta Tito Almeijeiras. Ele está hospitalizado e sem recursos para um tratamento de saúde. Conta corrente/Caixa Econômica: 32033-1, agência 0920, operação 001 e CPF: 008833837-13.

 

HORIZONTAIS

A empresa júnior Agronômica, da UFC, recebe inscrições para a oficina de cultivo de hortaliças em pequenos espaços. facebook.com/Agronomicaufc e (85) 98944 8504.

 

Estão abertas as inscrições para o curso “Como falar sobre racismo e gênero em sala de aula”, com Mafoane Odara. Grátis. Informações: edicoesdemocritorocha.com.br


Só lembrando: E a Gerdau, “parceira” do ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, doou de graça R$ 27,3 milhões para PMDB, PSDB, PT e PSB?


SOBE


OPERAÇÃO ZELOTES.

Mais potente que a Operação Lava Jato, mas pouco se fala nela. Por que será?

 

DESCE


DESEMBARGADORES do TRF/5ª Região que deixaram impune a lavagem de dinheiro dos assaltantes do Banco Central.

 

Por Demitri Túlio

Adriano Nogueira

TAGS