Urnas 2020
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Urnas 2020

2018-10-20 01:30:00

Roberto Pessoa (vice-prefeito de Maracanaú) e o deputado estadual Capital Wagner - ambos eleitos, em 7 último, à Câmara Federal - duelarão via urnas aos respectivos papéis de prefeitos de Maracanaú e de Fortaleza. Se Pessoa - daqui a dois anos - sair vitorioso na próxima batalha, Danilo Forte deixará o banco de reservas para o plenário da Câmara Baixa (onde ainda está).

 

TRADUÇÃO

...E palestra, em Londres, já discutiu como rolará o governo Bolsonaro - a hipótese de uma virada pró-Haddad sequer foi cogitada - comenta Daniel Buarque em seu blog Brasilianismo. Condutor das discussões: o King's College London, que ressaltou o comportamento do eleitorado brasileiro e a perspectiva do novo Poder a partir de 2019. E por que Bolsonaro na cabeça? "Pela insatisfação dos brasileiros com a ordem política estabelecida desde 1988 -no olhar de Matias Spektor, professor da FGV. Já o professor Timothy Power, de Oxford, afirma que "Bolsonaro tem uma liderança inalcançável. E o Brasil consta, agora, do modelos de países em situação parecida com as Filipinas, de Rodrigo Duterte, a Turquia, de Recp Erdogan, e dos EUA, de Donald Trump" -acrescentando que, se Bolsonaro seguir o figurino Trump, "será o melhor para o Brasil", pois assim pode haver um governo populista mas sem destruição total da democracia". Mas...o Brasil ainda tem muitos desafios econômicos pela frente, o que o diferencia, de cara, da situação dos EUA. O mais provável? É o Bolsonaro "inventar um estilo próprio de governar e é preciso estar atendo à manutenção do estado de direito". "E a forma como ele vai lidar com o Congresso indicará o futuro da democracia no Brasil". O Temor? Se Bolsonaro optar por seguir um rumo de autoritarismo, as instituições brasileiras não são fortes o suficiente para impedí-lo. Já no olhar de Timothy Power, da Universidade de Oxford, é possível prever que o governo de Bolsonaro comece parecendo com o de Collor, em 1990. "No início, ele pode se cercar de tecnocratas e terminar de forma diferente, mas acho que quando começar a enfrentar dificuldades, voltará a se aliar com os mesmos nomes de sempre, ou seja, o Centrão, sem trazer muito de novo". Sniff. Por fim, os pesquisadoras indicaram que, mesmo derrotado, o PT tem mais chances de se recuperar do que o PSDB. Teria sido muito bom para o PT se houvesse perdido as eleições em 2014. Este seria o ano dele, mas a estratégia deu errado - definiu Timothy Power (penso exatamente assim)...

 

CELEBRITY

...E o ator Stanislav Ianevski, que dá vida ao personagem Viktor Krum em Harry Potter e o Cálice de fogo, aterrissará, pela primeira vez, no BR para brilhar no Sana Fest 2018 - período de 14 a 16 de dezembro.

 

QUEM VEIO

Chegou dos EUA - mais precisamente de Chicago - para temporada em Fortaleza Ana Pesola. Em sua agenda: os 50 anos de formatura de sua turma do Colégio Imaculada Conceição.

 

BRINDE

Jantar - cenário: La Pasta Gialla - festejou a troca de idade de Bia Jucá. Entre as presenças: Débora Campos, Lourdinha Leite Barbosa, Joseane Ferreira Gomes, Diana Ferreira Gomes, Julinha Gurjão e Leida Pessoa.

 

BOA TERRA

Cândida e Thomaz Figueiredo festejando - em Salvador - a conquista da diretoria da Agência Nacional de Mineração pelo guapo filho Thomas.

 

EM ALTA

Os engenheiros cearenses Breno Quariguasi, Haikel Busgaib e Heber Oliveira brindam a publicação de três artigos científicos no Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, em Salvador, e na Reunião de Pavimentação Urbana e no Simpósio do Transporte Aéreo, em SP. Os trabalhos têm como foco estudos de avaliação de rodovias e pistas de pouso e decolagem de aeroportos brasileiros.

 

GIRO

Rommel Barbosa e Conceição - sempre chics - de volta de saison de 15 dias em Paris. No flash, no famoso  Restô L'Epi Dupin.

 

FLASH

O médico famosón Weiber Xavier clicado com o Chef Castro.

 

STATES

Túlio Sugette e Juliana - ambos, médicos - curtindo férias entre Miami e Orlando.

 

INTERESSANTE...

...é o Reality Show promovido pelo Shopping Benfica e intitulado I Reality Sabor do Bolo. O produto vencedor será replicado para o bolo de 19m de aniversário do shopping, em 30 próximo.

 

NATS

Sopram velinhas: Henry de Holanda Campos, Bob Sales, Soraya Pinheiro e Íris Amaral.

 

AMIGAS

Almoço - articulado por Zeneida Rangel - hoje, no Dallas, comemora o niver de Esther Lins Cavalcante.

 

TINTIN

Fátima German receberá - depois de amanhã - friends, na sua loja German, em torno do dear colunista Flávio Torres, que fez aniversário.

 

FILANTROPIA
Muitíssimos colunáveis encontrados no Bazar Casa Cor em benefício da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

Na relação de presenças: Cesar Cals e Inês Helena, Dito Machado, Tereza Maria Távora Ximenes, Tida Leal, Sarinha Philomeno Gomes, Alexandrina Sancho, Luiziane Cavalcante, Terezinha Ferreira Ary, Stellinha Frota Salles e Ethel Whitehurst.

 

MEETING

Componentes do grupo Sempre Amigas se juntaram em almoço no Regina Diógenes. Entre outras: Nêda Gonçalves, Maria Nunes, Maria Simões e Rejane Veras.

 

FRIENDS

Renato Rolim, Márcio Meneses e Ricardo Brandão - este, brindando, hoje, seu debut nos 50'.

 

EUA

Eduardo Cals e Natália seguiram para os States, onde brindam - em Miami - o birthday dela. Enquanto isso, Julinha Philomeno Gomes Gurjão paparica os netos Rafael e Tiago Cals.

 

NIVER

Luiz Eduardo Cidrão e Marina recebem, hoje, family & friends para jantar. Personagem principal: Helena Cidrão, mamãe do host, aniversariante.

 

TAGS