Política é assunto de criança, sim!
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Política é assunto de criança, sim!

2018-09-23 00:00:00
NULL
NULL

 

Nosso país está nesse movimento de preparação para as eleições e as crianças estão vivenciando e participando de alguma forma disso tudo. Elas não ficam alheias aos movimentos ao seu redor, elas percebem as mudanças, tentam entender os acontecimentos. A movimentação fica evidente e as crianças ficam curiosas e receptivas para entender o que realmente está acontecendo em sua cidade e país. Por isso é muito importante que, desde pequenos, todos participem de processos democráticos de forma natural e transparente, assim, crescerão cidadãos mais críticos, participativos, mais questionadores e sensíveis a cada momento de sua própria história. 

 

Talvez você ache a política complicada e até chata muitas vezes, mas é importante estimular o interesse de seus filhos para temas como esse que estão muito presentes em nossas vidas. É importante que a criança tome consciência e entenda (mesmo que do jeito dela) o processo eleitoral, a função do voto, do título de eleitor, os direitos e deveres da população (o que a inclui), a noção de identidade nacional, os diversos cargos existentes, dentre outros. Isso a ajudará a aprender a avaliar, criticar e questionar a realidade, além de aproximá-la do conceito de democracia de uma maneira significativa.

 

Nós pais precisamos aproveitar o momento, pois favorece bastante as conversas ligadas à cidadania, à democracia e à responsabilidade social. E com isso fica mais fácil da criança perceber que a política está além do votar e que existem outras formas de participar, fazer política e conversar sobre política além dos períodos de eleição. E nosso papel é levar a política para dentro do nosso lar, do nosso dia a dia. E não é difícil, basta ensinar as crianças a negociar, a ceder, a preservar, a respeitar, a se fazer respeitar, a tolerar, a presenciar os pais respeitando as normas, cumprindo com seus deveres e fazendo valer os seus direitos.

 

Essas e outras atitudes são fundamentais para o exercício da política. Isso é política. Isso é o princípio, é a prática da cidadania!

 

para ler

[FOTO2] 

Ensinando Política a Crianças e Adultos

 

Neste livro, Rubem Alves usa da linguagem lúdica para explicar ao público infantil e adulto a estrutura política do País.Como são feitas as eleições, o que é a democracia, como se forma o congresso e para que serve uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), são temas explicados a partir de analogias e citações históricas, que facilitam o entendimento, tanto de gente grande como de gente miúda.Ideal para que as crianças cresçam sabendo um pouco mais da política, presente no dia-a-dia de todos.

 

LANÇAMENTO

[FOTO1] 

NA ONDA DOS CHUNKY SHOES

 

Calçado livre de quaisquer substâncias tóxicas e com a exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço, além de um design único. Os Chunky Shoes são fáceis de calçar, leves, e não precisam amarrar, além de proporcionar todo o conforto que as crianças precisam. Os modelos serão vendidos a partir de R$ 169,90.

Paula Naddaf

TAGS