Febre: mitos e verdades
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Febre: mitos e verdades

2018-09-30 00:00:00

Temperatura acima de 37º significa febre

ERRADO. A temperatura normal do corpo varia entre 36,5º e 37,5º. Só acima de 37,8º é que passa a ser considerada febre.

 

Se a testa da criança estiver quente é febre certa

ERRADO. Pelo tato não se consegue distinguir uma temperatura entre 37,2º e 38,3º e, portanto, saber a hora de entrar com o medicamento.

 

Passar uma esponja com álcool no corpo faz baixar a febre

ERRADO. O álcool tem um calor específico muito alto, que acaba passando para a criança. Melhor dar um banho (de morno para frio) ou envolver o bebê em um lençol úmido, por alguns minutos. Fazer uma compressa com gelo nas axilas, virilhas e testa também dá ótimos resultados.

 

Só é necessário procurar o pediatra se a febre passar de 38º

ERRADO. A febre é apenas um sintoma, que deve ser observado com atenção. Avalie o estado geral da criança, sua disposição para brincar, seu humor. Dependendo do quadro, procure o pediatra.

 

Diante da convulsão, não há o que fazer; só esperar que passe

ERRADO. Logo que acontecer, deite a criança em um local plano. Verifique se ela tem algo na boca e jogue fora. Vire sua cabeça para o lado, de forma que não sufoque, caso venha a vomitar. Ligue imediatamente para o médico.

 

A febre é mais perigosa nos recém-nascidos

CERTO. Um bebê de um mês com febre de 37,8º deve ser logo levado ao médico. Devido à fragilidade de seu sistema imunológico, mesmo que não apresente nenhum sintoma, ele pode estar seriamente doente e desidratar em pouco tempo.

 

Até os 37,8º não se dá antitérmicos

CERTO. Este estado, chamado de subfebril, pode ser revertido apenas com o banho quase frio. Oferecer um antitérmico, nesta situação, pode levar à hipotemia aguda, ou seja, a temperaturas abaixo de 36º.

 

Uma criança com febre alta pode ter convulsões

CERTO. Normalmente de origem hereditária, acontece somente com 5% delas e na faixa de idade entre seis meses e dois anos. São tremores incontroláveis que podem durar apenas alguns segundos. Caso seu filho tenha tido convulsões antes, observe para que a temperatura não ultrapasse os 38,5º.

 

Durante a febre, quanto mais líquido, melhor

CERTO. A ingestão de água, sucos, leite e gelatinas servem para repor o líquido perdido através do suor, além de baixar a temperatura do corpo. A amamentação não deve ser interrompida também. Em caso de vômitos ou diarreia, entre com o soro caseiro ou o que é vendido nas farmácias. E muito cuidado com a desidratação. Se notar que o bebê está com a boca e os olhos secos, urinando pouco e muito apático, leve-o imediatamente para o hospital.

Fique sempre atenta aos sinais dados pelo seu filho. Caso tenha alguma dúvida acione o pediatra do seu filho para maiores informações!

 

TAGS