Participamos do

Chegou a hora de retomar a rotina escolar

É hora de retomar ou criar rotinas, que organizem e valorizem a vida escolar no dia a dia das crianças
00:00 | Ago. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A volta às aulas é uma experiência que acontece incontáveis vezes na vida dos nossos filhos, mas cada uma delas traz novos sentimentos e expectativas. Nosso papel enquanto pais nesse período: muita conversa sobre esse processo e incentivo para o retorno à escola de forma tranquila e organizada. Enfatizar os aspectos positivos da volta às aulas, lembrar que reencontrarão os amigos e possivelmente farão novos, compartilharão as novidades sobre as férias, adquirirão novos conhecimentos e retomarão atividades que mais gostam na escola. Como pais devemos sempre despertar em nossos filhos que voltar às aulas é tão prazeroso, divertido e criativo quanto os momentos das férias.

 

Para os filhos menores, muitas vezes, é uma nova adaptação, portanto é necessário algo parecido com o do começo do ano, muita paciência, sabedoria e se possível, uma adaptação progressiva. Para os filhos maiores é hora de retomar uma organização de rotina de estudo diária tanto na escola como em casa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Algumas dicas preciosas para a chegada das aulas:

 

- Estipule um horário para a criança dormir criando uma rotina saudável para os estudos, deixando-a com mais energia e mais concentração.

 

- Incentive seu filho a ser organizado, pois isso é um fator importante para um bom desempenho.

 

- Disponibilize um espaço para os estudos para que a criança consiga se concentrar mais facilmente e internalize a rotina de estudo em casa.

 

- Esteja disponível a receber os amiguinhos em casa, pois um bom convívio social dentro da escola é fundamental!

 

- Ensine para o seu filho que as responsabilidades vêm antes da diversão.

 

- A parceria com a escola é fundamental. Nós pais devemos educar os filhos juntos dos professores, com um processo integrado e articulado.

 

- Manter um diálogo diário com os filhos pode deixa-los mais seguros e empolgados com a escola e o dia a dia nela. Bom retorno!

 

PARA LER

MEU PRIMEIRO DIA NA ESCOLA apresenta para a criança a importância da escola para além de buscar conhecimento. No final existem sugestões de brincadeiras, jogos e um guia com orientações para os adultos direcionarem as crianças neste período.

 

PARA ASSISTIR

UNIVERSIDADE MOSNTRO. Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam. Após um incidente tudo muda.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente