Música e movimento para a vida
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Música e movimento para a vida

2018-04-29 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA_


Uma das primeiras formas de expressão do homem foi a dança, que usa como meio de interação e comunicação a linguagem gestual, os sinais, as expressões e ritmos desde que o mundo é mundo. A dança acompanhou a evolução da civilização e, com o passar do tempo, foi ganhando estilos, técnicas e hoje é percebida não só como um passatempo, mas pelo seu valor artístico, terapêutico e de benefícios para o corpo. Estou falando de dança porque hoje é o Dia Internacional da Dança e muitos pais não têm noção do quanto essa atividade pode proporcionar para seus filhos, tanto para as meninas como para os meninos. Durante a infância, a criança está evoluindo e se desenvolvendo em muitos aspectos, principalmente na expressão corporal, conhecendo seu corpo e suas possibilidades, adquirindo noção de espaço e coordenação motora. E a dança, aliada à música, pode proporcionar a aquisição dessas habilidades de uma forma muito prazerosa e divertida aos pequenos. Os benefícios desta prática vão além dos físicos. Ela colabora também no desenvolvimento da personalidade, desenvolve a sensibilidade e permite que os praticantes coloquem para fora todas as suas emoções e sentimentos.


Confira uma listinha de benefícios dessa importante atividade física:


1_ A dança estimula a circulação sanguínea e o sistema respiratório;

 
2_ Favorece a queima de gorduras;

3_ Contribui para corrigir más posturas;


4_ Exercita a coordenação, a agilidade de movimentos e o equilíbrio;


5_Colabora no desenvolvimento muscular e no fortalecimento da coluna;


6_ Ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, da agilidade e coordenação dos movimentos;


7_ Permite melhorar o equilíbrio e os reflexos;


8_ Pode ajudar a corrigir problemas como o “pé plano”.


9_ Desenvolve a sensibilidade dos pequenos, permitindo que seus sentimentos fluam com total liberdade;


10_ Ajuda na socialização e integração da criança.

 

AULAS


Em Fortaleza existem locais especializados que oferecem a dança como um processo terapêutico, como no Espaço Psicopedagógico e Terapêutico Ana Sanford - EPTAS. Onde: Rua Monsenhor Bruno, 1366 – Aldeota. Outras informações: (85) 3063 2155.


Também há escolas especializadas (inclusive gratuitas) que oferecem aula dos mais diversos tipos de danças: clássico, jazz, sapateado, hip hop, dentre outras. Veja alguns locais em Fortaleza para aprender a dançar gratuitamente:


EDISCA: aulas de dança para crianças e adolescentes de bairros com vulnerabilidade social e risco para a infância. Onde: Rua Desembargador Feliciano Ataíde, 2309 - Água Fria. Outras informações: (85) 3278 1515.


VILA DAS ARTES: curso de formação básica em dança para crianças e adolescentes. Duração de seis anos e formação em dança clássica, contemporânea, popular, capoeira e danças urbanas.Onde: Rua 24 de Maio, 1221 – Centro. Outras informações: (85) 3252 1444.


ESCOLA VIDANÇA: aulas de dança para crianças e adolescentes. Endereço: avenida L, 402 -Conjunto Nova Assunção - Vila Velha. Outras informações: (85) 3262 7599 ou pelo email vidanca@vidanca.org.

Paula Naddaf

Gabrielle Zaranza

TAGS