PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Transnordestina: tentativa de retomada

2017-12-12 01:30:00
NULL
NULL

Depois de ser retirada da lista, do Tribunal de Contas da União (TCU), das obras que não receberão recursos federais em 2018, a Ferrovia Transnordestina volta ao debate na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.


O presidente da Comissão, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), coordena hoje audiência pública do Grupo de Trabalho Interministerial que estuda, desde abril, soluções para o empreendimento.


O parlamentar ressalta que a retirada da obra da lista dos projetos que não deviam receber recursos foi um grande avanço. “Significa que, mesmo com gargalos no cronograma de execução, a Transnordestina poderá ser retomada”, avalia. Na avaliação de Raimundo Gomes de Matos, o desbloqueio do projeto no TCU também representa uma sinalização positiva para os mercados.


Enfim, a novela continua....


INTEGRAÇÃO


GESTÃO DA ORLA DE FORTALEZA

 

A assinatura do termo de gestão da orla de Fortaleza será discutida hoje, durante encontro entre a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, juntamente com os secretários Alexandre Pereira (Setfor), Manuela Nogueira (Seinf) e o procurador Geral do Município, José Leite, em Brasília. Com a assinatura do termo, Fortaleza regulamenta a gestão da orla, além de uma maior efetividade na elaboração de políticas públicas ao longo da extensão Costeira e Patrimonial.

[FOTO1]

NOVA LEI DO TURISMO


ABERTURA PARA ESTRANGEIROS


Empresários da área de hotelaria aguardam a regulamentação da nova lei do turismo. Semana passada, representantes do setor estiveram discutindo o assunto com representantes do ministério em Brasília. A proposta está pronta e tem dois pontos que muito interessa às empresas do segmento: a regulamentação dos aplicativos de hospedagem e a abertura de 100% do capital das companhias de aviação, com o objetivo de ampliar a concorrência externa.


A votação da proposta está no Congresso, mas travada em função da mobilização do governo para a reforma da previdência.


CHINESES


AMPLIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA


A tecnologia dos aplicativos deve aumentar a concorrência na locação de imóveis por temporada. A expectativa agora é de chegada de mais uma empresa, dessa vez com capital chinês.


HOTÉIS


DINHEIRO PARA OS PEQUENOS


O Ministério do Turismo lançou linha de crédito para tentar dinamizar o mercado. A aposta é nas micro e pequenas empresas que pertencem ao setor e que terão prioridades no acesso aos R$ 450 milhões disponíveis para construção, reforma, ampliação ou compra de equipamentos turísticos.


CORECON


MELHORA DE CENÁRIO


O Conselho Regional de Economia (Corecon) lançou ontem seu quarto Boletim Conjuntural. O documento encerra as atividades da gestão do economista Lauro Chaves na presidência da entidade.


No Boletim constam análises do cenário atual, abordando questões como juros e inflação. Um dos pontos destacados nos artigos foi custo da dívida pública, que deve ser menor no orçamento do governo.


Na visão de Lauro Chaves, os cortes de gastos contribuirão para a redução do déficit das contas federais que, hoje, fica entre 9% e 10% do PIB. “A necessidade de financiamento do tesouro consome, aproximadamente, 70% da poupança do País, reduzindo o funding para empresas e famílias”, ressalta.


ERRAMOS


HORÁRIOS DO CENTRO FASHION


A coluna do último sábado se confundiu em relação aos horários das feiras do Centro Fashion. Eis os horários corretos:


Feira 1 – A partir das 6 da manhã das quartas-feiras ao meio-dia das quintas-feiras (virando a noite);


Feira 2 – a partir das 14 horas até o último cliente;


Feira 3 – 6 da manhã dos sábados ao meio-dia dos domingos (virando a noite).


Nossas ações aparecem menos pelo que são do que pelo aspecto que a fortuna gosta de lhes dar”


François La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

TAGS