PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará: melhora emprego, mas teme-se perda de qualidade

2017-12-14 01:30:00
NULL
NULL

O mercado de trabalho do Ceará vem apresentando dados positivos que mostram uma recuperação, mas é preciso entender os números para analisar a intensidade das melhoras.


Estudo do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com base em levantamentos do IBGE, revela uma evolução nos valores pagos e na recuperação da oferta de trabalho, mas também o crescimento de uma categoria chamada “subutilização do trabalhador”.


O coordenador do estudo, o economista Mardônio de Oliveira Costa, explica que há uma gradativa recuperação do saldo de emprego - 6,7% do segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período
do ano passado.


A massa de rendimento real, no Ceará, chega a R$ 4,7 bilhões, mas há uma flexibilização maior. Esse último dado, na avaliação de Mardônio, é preocupante, já que o nível de informalidade no Ceará é muito alto. O número de pessoas desempregadas no Estado, até o terceiro trimestre deste ano, chega a 466 mil pessoas, e de subutilizados alcançou a marca de 389 mil.


Não é possível fazer uma análise sobre o que pode acontecer com a reforma trabalhista, mas não é descartada a possibilidade de um impacto maior.

[FOTO1]

2017


MELHORA CONJUNTURAL


O cenário da economia aponta para uma recuperação. A perspectiva do País é de crescimento de 1% para 2017 e de 2% para 2018. Com isso, a aposta é também de um aquecimento da oferta de trabalho, mas teme-se a perda de qualidade do emprego.


ORÇAMENTO 1


COMPROMETIMENTO COM FINANCIAMENTOS


As contas que mais comprometeram a renda do consumidor, segundo o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, foram aquelas que ficam em um grupo chamado de “diversos”. Nesse grupo estão os financiamentos de compras, como a aquisição de bens duráveis, pagamento da prestação da universidade, entre outros itens.


Em entrevista ao O POVO Economia, Calife alerta que muita gente comprometeu a sua renda mais do que podia, deixando uma média de dívidas de R$ 2.500. Esse valor, na sua avaliação, é negociável.

Ou seja: não representa algo tão grave, mas mostra a necessidade de uma melhor organização financeira.


ORÇAMENTO 2


RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO


Pelos números da Boa Vista SCPC, houve uma queda de 0,6% na variação mensal com dados dessazonalizados de recuperação de crédito. A variação acumulada em 12 meses caiu 1,8%.


CEARÁ


ADAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA


O economista Célio Fernando, que faz parte do grupo que auxilia o governo do Estado para a reforma da previdência dos servidores públicos, explica que as mudanças pensadas não irão mexer em direitos adquiridos. As propostas analisadas, segundo ele, representam uma adaptação à realidade atual.


UNIMED


NOVO PADRÃO DE ASSISTÊNCIA


O presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, eleito presidente da Confederação das Unimeds em março deste ano, participa hoje e amanhã de evento na Unimed Ceará. O objetivo é discutir a marca Unimed, que registra um novo ciclo ao completar, em 2017, meio século de atuação no segmento de saúde suplementar.


O grande investimento do sistema agora é em iniciativas em defesa da reformulação do padrão de assistência à saúde no País, com base no conceito médico de atenção primária, o que é pauta prioritária da atual gestão.


ENGENHARIA


DANÇA DAS CADEIRAS


O presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-CE), Victor Frota Pinto, assume, no próximo dia 20, a presidência da Academia Cearense de Engenheiros (ACE), hoje comandada pelo engenheiro Antônio Albuquerque.


Todo problema contém as sementes de sua própria solução”


Stanley Arnold, político norte-americano


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: https://tv.opovo.com. br/opovoeconomia.

TAGS