Escolhas ora técnicas ora convenientes
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Escolhas ora técnicas ora convenientes

2018-12-28 01:30:00

Até o fechamento desta edição, a nova secretária da Fazenda do Estado seria Fernanda Pacobahyba. O governador Camilo Santana (PT) a convidou e ela aceitou. A escolha tem caráter técnico. Assim como foi na Saúde, com o médico Carlos Martins (Cabeto), Luís Mauro de Albuquerque (Administração Penitenciária) e Socorro França, agora com Proteção Social, por exemplo. Contudo, a agenda das nomeações do segundo mandato de Camilo é também pragmática e se deixa influenciar pela política velha. Ainda havia, ao cair da noite, caça por lugares para deputados abrirem vaga para suplentes. Precisa-se de duas vagas para Aníbal Ferreira Gomes (DEM) e Gorete Pereira (PR), ambos derrotados na eleição para Câmara.

 

Javi deu por visto

A ausência do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, da última reunião do atual secretariado de Camilo Santana (PT) foi sentida pelo Palácio da Abolição. Esperava-se a presença como ato de reconhecimento pela confiança na gestão. Javi sai para a entrada do médico Carlos Martins Cabeto.

 

JOGO RÁPIDO

Pista curta - À frente da operação do Pinto Martins (Fortaleza Airport) e do Salgado Filho (Porto Alegre Airport) desde 2 de janeiro, a Fraport Brasil - Fortaleza e a Fraport Brasil - Porto Alegre declaram ter apoiado projetos sociais ao longo do ano. Mas foi tímido. Ao todo, R$ 251 mil por meio de incentivo fiscal. Em Fortaleza, o Lar Torres de Melo, Instituto Moreira de Souza e Instituto da Primeira Infância.

 

Moura Dubeux agenda torre no Meireles

A Moura Dubeux agenda para o segundo semestre de 2019 um lançamento em formato de construção em condomínio, no Meireles. Terá 80 apartamentos com quatro suítes e 145 m2 cada. Ao todo, planeja dois lançamentos para o ano que vai chegar. Mantém três canteiros de obras hoje na Cidade. Segundo o diretor regional, Fernando Amorim, a praça de Fortaleza é uma das três principais, ao lado da sede (Recife) e Salvador. Fernando está no Mercado Imobiliário, segunda, 14 horas na rádio O POVO-CBN.

 

Livro conta história da Grendene em Sobral

Símbolo da política de atração de investimentos industriais com base na oferta de incentivos fiscais e mão de obra barata, a Grendene em Sobral é tema de um livro lançado pela editora da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), de Sobral, onde ficam oito fábricas da empresa gaúcha. Intitulado " A Implantação da Grendene em Sobral: reflexões históricas, sociais e econômicas", é organizado pelas pesquisadoras Izabelle Albuquerque (vice-reitora) e Lívia Rangel (funcionária da empresa). O segundo capítulo é assinado pelos arquitetos e urbanistas Herbert Rocha e Edilson Aragão (ex-vice-prefeito de Sobral). Eles tratam dos impactos do crescimento da Grendene para a infraestrutura de Sobral. O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega escreve sobre o desenvolvimento da indústria no País. A Grendene emprega hoje cerca de 15 mil pessoas em Sobral.

 

Roupa nova faz sucesso

Passar o Réveillon com roupa nova segue como tradição. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) pesquisou e concluiu que quase metade (47%) dos brasileiros que vão comemorar o ano novo pretendem comprar alguma peça de roupa para festejar a chegada de 2019. Os gastos com o guarda-roupa, viagens e ceia, deverão ser, em média, de R$ 290,96. De todo modo, 44% ainda não tenham decidido quanto terão para gastar. A pesquisa inclui Fortaleza. Foram ouvidas 761 pessoas nas 27 capitais.

 

HORIZONTAIS

Nova frota - A Gol anunciou a renovação e modernização de frota e a realização de contratos de venda e arrendamento (sale and leaseback), com a Castlelake e Apollo Aviation, de 13 aeronaves Boeing 737 NGs na frota de GOL que serão trocados por aeronaves Boeing 737 MAX-8 nos próximos anos.

Desembargador - O juiz do trabalho Paulo Régis Machado Botelho tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE). Ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Antônio Marques Cavalcante Filho.

Academia - O jurista cearense Roberto Victor Ribeiro irá assumir a Presidência da Academia Brasileira de Direito (ABD). A posse será em março. Atual presidente da Academia Cearense de Direito, o advogado também é autor de seis livros, entre eles "O Julgamento de Jesus Cristo sob a Luz do Direito".

Mestrados em Sobral - A Capes aprovou mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas do Campus da UFC em Sobral.

 

 

TAGS