PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Copa vai afunilando

2018-06-26 01:30:00

A Copa da Rússia mal começou e 36 jogos foram disputados. Já estamos na segunda metade. Restam 28 apenas. O que é bom dura pouco, passa rápido. Ao menos as partidas eliminatórias a partir da 2ª fase se aproximam. Duas estão marcadas: Rússia x Espanha e Portugal x Uruguai.


Se a definição do Grupo A foi tranquila e antecipada, o Grupo B viveu um drama ontem. Por muito pouco o Irã não venceu Portugal e garantiu classificação para as oitavas de final, eliminando os portugueses. A chance perdida pelo iraniano Taremi, aos 49 minutos do segundo tempo, daria a vitória ao seu time por 2 a 1. O choro de desespero do atacante perdurou por muitos minutos. Deu pena. A Espanha também correu risco na rodada porque empatou com Marrocos por 2 a 2 no final da partida em uma atuação muito abaixo do que o elenco tem capacidade para mostrar.


COPA DOS PÊNALTIS E DO VAR


Nenhum edição de Copa do Mundo teve tantos pênaltis marcados como a atual. Já foram 20 e o árbitro de vídeo foi responsável por oito.


É uma grande notícia que a justiça do campo esteja sendo feita com a ajuda da tecnologia. O futebol não podia mais ficar parado no tempo vendo equipes serem prejudicadas e eliminadas por erros cruéis que poderiam ser corrigidos com tranquilidade. O VAR (sigla em inglês para arbitro assistente de vídeo) não é perfeito até porque não é um robô com 1000% de certeza nas decisões. Ele é operado por seres humanos que vão seguir errando, mas a diminuição das injustiças é muito benéfica. Algumas correções de critérios com mais transparências nas consultas e o VAR ficará ainda melhor, a não ser para aqueles que gostam de ganhar sem merecer.


SURREAL


É inacreditável que no meio de uma Copa do Mundo o pai de Neymar peça calma aos “parças” do jogador para que eles deixem de xingar quem critica o atacante, incluindo aí uma trégua com a única emissora de TV aberta do Brasil que transmite os jogos. Não dá para acreditar que tal cenário tenha capacidade de prejudicar uma seleção, em tese, madura e que fez uma preparação ótima para a competição. Se Tite e a comissão técnica não possuem capacidade para blindar o elenco na Rússia, talvez esteja aí uma das explicações para tanto descontrole emocional do principal jogador do elenco. Difícil.

 

Fernando Graziani

fernandograziani@opovo.com.br

TAGS