Café com leite 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Café com leite

2018-08-03 01:30:00

Misturar leite ao café é parte do cotidiano matinal de várias culturas. Existem diversas formas de preparar, principalmente, variando as proporções. A grande maioria dos drinkies tem origens italianas, mas alguns países já incluíram suas bebidas no menu clássico das cafeterias pelo mundo. Conheça alguns exemplos e escolha seu preferido.

 

1 FLAT WHITE é um drink que, recentemente, se espalhou pelas cafeterias. Sua “paternidade” é disputada por australianos e neozelandeses. Fato que os australianos bebem tanto Flat White como a própria água. Xícaras da bebida tem entre 150 a 175ml e no seu preparo é usado duas doses curtíssimas de espresso. A bebida é basicamente um cappuccino mais intenso e com crema de leite mais fina.

 

2 CAFFE LATTE, Pingado e Cafe au lait são bebidas onde predomina o leite. Para muitas pessoas o espresso pode ser muito amargo e a doçura do leite pode amenizar essa característica. Cada país tem sua  forma de fazer e chamar essa bebida. No Brasil é comum servir o Pingado em copos de vidro.

 

3 CORTADO é muito comum em Madrid (Espanha). Tradicionalmente servido em um pequeno copo de vidro. A proporção é 1:1, um espresso de 30ml e a mesma quantidade de leite vaporizado.


4 CAPUCCINO é uma bebida clássica que combina leite e café espresso. As bebidas contem de 150 a 175 ml, são preparadas com uma dose de café espresso e leite vaporizado que em contato com espresso deve formar um generosa e aveludada camada de espuma. Nessa bebida, barista habilidosos fazem o latte art, técnica de desenhar sobre o café usando apenas o leite vaporizado. A adição de pó de chocolate ou canela é comum no Brasil, mas não costa na receita original. Tão pouco podemos confundir om cappuccino instantâneo, roduto industrializado com omposição bem diferente.

 

5 MACCHIATO é o espresso “manchado” com uma pequena quantidade de espuma cremosa de leite.

 

Por Danielly Soares

 

TAGS