Vamos beber onde mesmo?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Vamos beber onde mesmo?

2018-08-10 01:31:00

 

Pub
(fale pãb)

No Brasil é muito comum achar que pub é sinônimo de bar que serve chope. Mas não é só isso... Pub é um tipo de bar muito antigo e popular no Reino Unido, na Irlanda e em países de influência britânica. Advindos das antigas alehouses, "casas de cerveja", seu nome é uma abreviação de public house, "casa pública", porque ele tem o intuito de ser um local comunitário, frequentado pelos moradores da vizinhança que vão depois do trabalho beber um pint de cerveja (direto do barril) e socializar com colegas, familiares e amigos. Cada vizinhança tem seu pub e ele é patrimônio cultural da comunidade. No Brasil são raros os pubs totalmente fiéis à sua fonte de inspiração, mas normalmente o balcão e o chope não faltam. Para conhecer um pub em Fortaleza, vá ao Hey Ho Beer Pub (@heyhobeerpub).

 

BrewPub
(fale bru pãb)

Cada vez mais populares no Brasil, BrewPub é um bar que fabrica sua própria cerveja, em pequena escala, que normalmente só é vendida no local. Muitos pubs ingleses são também BrewPubs, mas esse nome se popularizou nos Estados Unidos para diferenciar os bares que fazem a própria cerveja. É um ótimo local para tomar chopes frescos e ver como é o processo de produção. Em Fortaleza, vá à Schaide Bier (@schaide.bier).

 

Tap Room
(fale tép rrum)

Em tradução literal do inglês é a "sala das torneiras". Nada mais é do que o espaço de uma fábrica de cervejas aberto ao público, para que as pessoas possam experimentar, muitas vezes em primeira mão, os rótulos e novidades da cervejaria. Normalmente, funciona no horário da fábrica e não tem cozinha. Em Fortaleza vá à Cervejaria 5Elementos (@5elementoscervejaria).

 

SELF-SERVICE DE CHOPE

Nas regiões Sul e Sudeste já é possível chegar em um bar e, ao invés de ser recebido por um atendente, dar de cara com máquinas de autosserviço que permitem ao cliente servir seu chope e pagar pelos miligramas retirados com um cartão pré-pago.

 

GastroPub
(fale gastro pãb)

É um bar de cervejas que dá atenção especial ao cardápio, servindo petiscos ou pratos mais elaborados e autorais, muitas vezes criados por uma equipe de cozinha bem selecionada e treinada. É comum que nesses locais que haja indicação de harmonização entre as comidas e as cervejas. Para conhecer um GastroPub em Fortaleza, vá à Donkey Head (@donkeyheadcervejaria) que, aliás, também é um BrewPub.

 

Biergarten
(fale exatamente como se escreve!)

Muito comum na Alemanha e na República Tcheca, o BierGarten, ou "jardim da cerveja", é um espaço ao ar livre, normalmente com mesas compridas compartilhadas pelas pessoas que querem tomar um chope e socializar. No verão da Europa é comum ver BierGartens públicos montados em praças cercadas por diferentes estabelecimentos que vendem chope e comida regional. Até onde sei, ainda não há nenhum BierGarten em Fortaleza. Se quiser ter a experiência de algo parecido, vá ao restaurante O Alemão (oalemaofortaleza), sente na área externa e delicie-se com uma Weiss.

 

TAGS