Medicina preventiva e personalizada 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Medicina preventiva e personalizada

2018-10-08 01:30:00
NULL
NULL

1 Na verdade, ele queria ingressar na Escola Naval, achava bonito aquelas fardas brancas, mas seu pai adoeceu e ele, que morava em Mossoró (Rio Grande do Norte), começou a vir para Fortaleza, acompanhar o pai no tratamento de saúde. E foi nessa época que conheceu o médico Edson Braga, que cuidava do seu pai e o fez desejar outra profissão.

 

2 Estamos revelando um pouco da história de vida do cirurgião Hipólito Monte, apaixonado pela Medicina, atividade que exerce como um sacerdócio há 41 anos. Ele participou da nossa live Pause Moda & Beleza, direto do Facebook, do O POVO Online, na última quarta-feira, às 15 horas.

 

3 "A Medicina é um mundo encantado que não tem fim. Todo dia tem uma página nova para ler e escrever. E acredito numa Medicina bem diferente de hoje, super especializada. Por exemplo: sou patologista e não vou tratar apenas do fígado, porque o fígado depende harmonicamente de outros órgãos. Então, temos de ter uma visão global do paciente e um cirurgião precisa entender de química também", dispara.

[FOTO1] 

4 Hipólito Monte aposta cada vez mais em uma Medicina personalizada e com a utilização de muita tecnologia. "Cerca de 90% das cirurgias que realizo são através da videolaparoscopia. Operamos pela manhã e damos alta ao paciente, à tarde. Menos dor, menos analgésicos, retorno às atividades mais precocemente e as infecções praticamente não existem. E sem corte, como nas cirurgias de laparostomia (técnica de abrir o abdômen com bisturi)", conta.


5 A imunoterapia é outra aposta do cirurgião Hipólito Monte para o tratamento de câncer. Experiências com multiplicação de linfócitos ativados, retirados da biópsia e cultivados, têm tido sucesso em bom percentual de casos de câncer."Pegamos a parte imunológica do paciente, tratamos um linfócito, preparamos e colocamos novamente no paciente e aquele linfócito vai destruir as células cancerígenas. O tratamento personalizado que vai diretamente atacar as células malignas", explica.

 

6 E o cirurgião Hipólito Monte defendeu muito, na Live, a Medicina de prevenção. "Tem pessoas com 70 anos que se vangloriam dizendo: 'eu nunca fui ao médico'. Então, continuem sem ir, porque quando forem as coisas já vão estar péssimas e teremos pouco a fazer", lamenta. A partir dos 40 anos, ele aconselha exames ginecológicos, ultrassom mamária, ultrassom de abdômen, pélvico e exames bioquímicos, como hemograma. "Existem exames que estão na moda, mas são desnecessários", finaliza.

 

BATE- PRONTO

 

Cirurgião plástico Eduardo Furlani está na contagem regressiva para o lançamento do seu primeiro livro, intitulado "Cirurgia plástica para leigos - O que você gostaria de saber e não conseguiu perguntar", que acontecerá amanhã, dia 9, no Salão Spazzio do Hotel Gran Marquise, a partir das 19h30min. Aqui, o médico adianta alguns detalhes da obra.

 

O POVO - Como surgiu a ideia de escrever o livro?

EDUARDO FURLANI - Sempre achei que havia a necessidade do paciente estar mais próximo do conhecimento médico e acredito que, para isso, não é necessário falar de maneira tão superficial.

 

OP - Qual o objetivo do livro?

EDUARDO - Uma tentativa de diminuir a distância entre o paciente e a Medicina, de maneira a deixar o nosso paciente cada vez mais informado e atualizado sobre os procedimentos disponíveis no mercado e como e para que eles são feitos.

 

OP - O que o leitor vai encontrar?

EDUARDO - Abordo as restrições, as indicações e como é a recuperação e o pós-operatório de uma cirurgia plástica. Além de uma boa pedida para quem quer se informar com fontes seguras sobre procedimentos cirúrgicos estéticos. O livro também busca auxiliar estudantes de cirurgia plástica, médicos recém-formados e profissionais que buscam instrumentos didáticos para informar e atualizar seus pacientes a respeito das técnicas e tratamentos.

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL

 

Bulletproof Coffee, do Vale do Silício

 

RECEITA

Perfeita para o início da semana, a receita do "café à prova de bala" que a nutricionista Marina Lanza, de São Paulo, envia para nós. O super café promete aumentar a disposição por mais horas, queimar gordura e dar saciedade, regulando a fome. Criado no Vale do Silício, pelo empreendedor Dave Asprey, a bebida foi inspirada na tradicional receita tibetana de beber chá de manteiga de ianque, um animal encontrado na região, muito parecido com o nosso bovino.


INGREDIENTES

- 300ml de café especial

- 1 colher de sopa de manteiga ghee (manteiga isenta de lactose e toxinas)

- 1 colher de sopa de gordura óleo de coco (TCM).

 

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador ou com mixer. Tempo de preparo:
5 minutos.

 

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS