O poder da terapia do riso em crianças
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

O poder da terapia do riso em crianças

2018-09-17 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Uma das maiores felicidades em minha visita ao Cariri foi conhecer a enfermeira Jakeline Duarte, que fundou o Anjos da Enfermagem - o maior projeto de responsabilidade social da Enfermagem que nasceu aqui, no nosso Ceará, e que hoje está presente em mais de 15 estados brasileiros e envolve diretamente 354 profissionais de saúde.

 

Em entrevista durante um almoço no restaurante Marujo Prime, em Juazeiro do Norte, Jakeline falou sobre a importância da terapia do riso na recuperação de pacientes, cientificamente comprovada, e o uso dos brinquedos terapêuticos para as crianças aceitarem melhor os tratamentos médicos.

 

O POVO - Como surgiu a ideia para você criar o Anjos da Enfermagem?

 

JAKELINE DUARTE - Foi em 2003, depois que li o livro do Patch Adams "A Terapia do Amor" e assisti ao filme "O amor é contagioso", com Robin Williams, que humaniza o atendimento de saúde vestido de palhaço.

 

OP - Como funciona?

 

JD - Recrutamos estudantes de Enfermagem de 15 universidades parceiras, de todo o País. Hoje, contamos com 354 alunos vinculados ao projeto de formação e mais de 1 milhão e 500 mil impactados de outras formas, através de pesquisas, revistas, ações de laboratório...

 

OP - Como vocês atuam?

 

JD- Através de brinquedos terapêuticos e terapia do riso para fazer a criança ter um resultado clínico positivo, desmistificar o hospital. Quem já teve criança hospitalizada sabe do que estou falando, de como é doloroso todo o processo. 

 

Os pequenos perguntam: por que estou aqui mamãe? Por que não vou à escola? Por que tomo injeção todo dia?

 

OP - O que são brinquedos terapêuticos?

 

JD - Têm o objetivo de informação clínica. Tipo: eu pego uma boneca e peço para a criança brincar com ela como se a boneca fosse a paciente. A criança vai aplicar injeção na boneca e vai entendendo que tem que tomar injeção.

 

OP - Desenvolvendo o trabalho dos "anjos", quais as melhoras para as crianças?

 

JD - Trabalhamos todas as questões psicológicas, a criança aceita melhor a internação, fala mais o que está sentindo, a dor. Vemos que a família se une para ajudar a criança, melhora o bom humor e adquire uma postura mais positiva. Damos suporte aos profissionais de saúde, porque existem crianças que não aceitam a medicação, têm estresse pré-medicação e conseguimos que elas se acalmem.

 

OP - Quais são os próximos passos dos Anjos da Enfermagem?

 

JD - Vamos lançar, no próximo mês, nosso projeto no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, um laboratório de pesquisa e vamos brincar com criança, com os brinquedos terapêuticos, que têm um poder aquisitivo melhor e que vão poder ajudar crianças carentes.

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL
[FOTO2] 

DOCE DE QUINOA
COM ESPECIARIAS

A equipe de nutrição do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa,em Gramado (RS), envia para nós uma sobremesa de quinoa deliciosa, para continuarmos com uma dieta saudável, nesta semana.

 

Ingredientes

 

100 g de quinoa cozida

200 ml de leite de coco

200 ml de água

200ml de leite desnatado (ou leite vegetal)

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (café) de canela em pó

4 unidades de cardamomo

4 unidades de anis estrelado

4 unidades de cravo-da-índia

 

Modo de preparo:

 

Para cozinhar a quinoa: Em uma panela, coloque a quinoa crua e acrescente duas xícaras de água fria. Deixe cozinhar em fogo brando até a água secar completamente. Reserve. Em uma panela, misture os líquidos, o açúcar e acrescente as especiarias. Assim que levantar fervura, acrescente a quinoa já cozida. Deixe cozinhar mais 5 minutos para apurar o sabor. Sirva em seguida com canela em pó polvilhada.

 

Vem aí o Estética in Nordeste 2018

 

O 2° Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética, o 2° Congresso Científico Internacional de Dermopigmentação e o Congresso Lash Artist Brasil, 1º Meeting Gestão e Empreendedorismo para Clínica de Estéticas, fazem parte da programação intensa da segunda edição do Estética In Nordeste 2018, que vai acontecer entre os dias 3 e 5 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.

 

O Estética In Nordeste é, sem dúvida, o maior evento de estética, saúde e bem-estar do Nordeste. "Traremos uma variada programação voltada para profissionais de estética, fisioterapeutas dermatofuncionais, dermopigmentadores, biomédicos e empresários da área da beleza", diz Tatianne Teófilo, idealizadora do evento.

 

Durante a programação, vão acontecer várias palestras nacionais e internacionais, além de cursos pós-congressos, diversos workshops e a maior feira do segmento promovida na Região Nordeste, na qual grandes marcas do setor apresentam as principais tendências mercadológicas e expõem seus lançamentos e serviços.

 

Galeria

[FOTO3][FOTO4] 

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS