Gianecchini: pai por reprodução assistida
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Gianecchini: pai por reprodução assistida

2018-09-24 01:30:00
NULL
NULL

1 Circulam nos portais de notícias e nas redes sociais, informações de que o ator global Reynaldo Gianecchini deverá ser pai em breve. Aos 45 anos, o artista deve recorrer aos procedimentos de reprodução assistida para gerar um filho, já que estaria impedido de ser pai por vias naturais, após ter passado por um tratamento contra um câncer, em 2011.

 

2 Na época, prestes a completar 39 anos, Gianecchini foi diagnosticado com um câncer do tipo Linfoma Não-Hodgkin, que atingiu as células de defesa do organismo. Curado da doença há mais de cinco anos, o global estaria planejando o nascimento do seu primeiro filho, por meio de uma "barriga de aluguel". O ator ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

3 Congelamento de Sêmen: Antes de iniciar as sessões de quimioterapia e radioterapia, o ator optou por realizar o congelamento de sêmen, para preservar a fertilidade. É que esses tratamentos implicam na diminuição da capacidade reprodutiva, causando a diminuição da quantidade e da qualidade dos espermatozoides, o que dificulta a possibilidade de uma concepção natural.

[FOTO1]

4 Daniel Diógenes, especialista em Medicina Reprodutiva, explica que para "os homens que precisam iniciar o tratamento oncológico e desejam ser pais, é recomendada a realização da preservação da fertilidade, por meio do congelamento de amostras do sêmen nos laboratórios de criobiologia, previamente".

 

5 A coleta do material espermático é feita por meio da masturbação, ou através de técnicas como estimulação vibratória peniana, eletroejaculação retal, aspiração espermática do epidídimo e extração espermática testicular, indicadas para pacientes com diagnóstico de oligo ou azoospermia.

 

6 Após a coleta, a amostra de sêmen é congelada o mais rápido possível, para preservar as condições de qualidade. "No laboratório, o sêmen é preservado em meios líquidos e substâncias crioprotetoras e armazenados em tanques de nitrogênio líquido, que preservam as amostras por tempo indeterminado em temperaturas de 196° Celsius negativos", explica o especialista.

 

Bate-pronto

Oftalmologista Jorge Eldo, cap da View Clinic - Clínica da Visão, participou da live Pause Moda & Beleza, direto do Facebook, do O POVO Online, sobre saúde ocular e o avanço da Medicina.

 

O POVO - A diabetes é uma das principais doenças que afetam a saúde ocular?

JORGE ELDO - Sim. Todas as doenças sistêmicas têm repercussão no olho, mas a frequência maior é a diabetes. Outra é a hipertensão arterial.

 

OP - Existe uma campanha da Sociedade Cearense de Oftalmologia para que as pessoas realizem a troca de óculos somente com um médico oftalmologista. Qual a importância dessa consulta?

JE - Um momento de verificação da saúde dos olhos, diagnosticar doenças, não apenas trocar os óculos. Indico uma visita ao oftalmologista uma vez por ano.

 

OP - O sonho de muitas pessoas é deixar de usar óculos. Isso é possível?

JE - É! Com o avanço da tecnologia, hoje podemos oferecer para as pessoas uma correção definitiva em quase todas as patologias relacionadas à visão. A miopia, a refração e o astigmatismo podem ser corrigidos a laser.

 

OP - Após as cirurgias de miopia, astigmatismo, catarata e hipermetropia os pacientes saem com aquele tampão nos olhos?

JE - Não, os pacientes saem da cirurgia se sentindo bem, sem dor e enxergando normal, mas têm de tomar cuidado. Seguir corretamente as orientações médicas, colocar os colírios e tomar medicamente, se prescritos, nos horários exatos, fazer o repouso determinado, evitar locais com aglomeração.

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL

 

Sanduíche integral com pasta de manjericão

A equipe Kurotel Spa Serra Gaúcha envia para nós uma receitinha de sanduíche orgânico cruelty free que vai nos ajudar a manter uma alimentação saudável nesta semana. Coloque dois na sua lancheira e compartilhe com um amigo de trabalho.

 

Ingredientes

2 fatias de pão de forma integral

1 prato (sobremesa) rúcula, de preferência orgânica

1 tomate, de preferência, orgânico

1/4 unidade de tofu

Manjericão fresco

Pimenta do reino a gosto

 

Para a pasta de manjericão:

1 xícara (chá) de manjericão fresco

1 colher (sopa) de queijo quark ou queijo cottage

1 colher (sobremesa) nozes picadas

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Sal marinho a gosto

 

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes da pasta de manjericão no liquidificador e bata bem. Passe a pasta nas fatias de pão integral, em seguida, arrume os tomates em rodelas, o tofu em fatias, o manjericão e a pimenta a gosto. Coloque a outra fatia do pão integral e sirva.

 

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS