Roberta Fonteles dá suas dicas de produtos e estética. - Reabilitação cardíaca hospitalar, no São Camilo
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Reabilitação cardíaca hospitalar, no São Camilo

2018-04-30 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O objetivo do Hospital São Camilo é proporcionar aos cearenses, formas adicionais e atuais de tratamento das doenças cardiovasculares
 

1. Com um Centro Cardiológico que dispõe dos serviços de reabilitação cardíaca dentro do próprio ambiente hospitalar, o Hospital São Camilo é referência no tratamento de doenças cardíacas no Ceará. O Centro aumenta a segurança para a resolução de complicações que eventualmente possam surgir durante a prática de exercícios físicos no paciente cardiopata.  


2. As sessões de treinamento físico são realizadas por fisioterapeuta. Inicialmente, os pacientes recebem monitorização eletrocardiográfica, durante o exercício. Existe toda uma supervisão médica e o paciente ainda é avaliado por um psicólogo e por um médico nutrólogo. Atualmente, a capacidade de atendimento é de dois pacientes por hora, três vezes por semana.
 

3. Segundo a cardiologista Márcia Maria Sales Gonçalves, a reabilitação cardíaca é um processo de intervenção estruturada, multidisciplinar, abrangente, direcionada a doentes cardíacos, notadamente após o infarto agudo do miocárdio, angina instável, cirurgia cardíaca ou transplante cardíaco. “Também pode ser aplicada a pacientes com doença cardíaca crônica, como angina estável, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita, doença das válvulas cardíacas”.
 

4. A reabilitação cardíaca é realizada em quatro fases. A primeira intra-hospitalar “que se inicia após o evento agudo, estando o paciente sem complicações”. A segunda em centros de reabilitação “que começa logo após a alta hospitalar e dura, em média oito a 12 semanas”. A terceira e a quarta fase (fases de manutenção) devem se prolongar indefinidamente, com reavaliações a cada seis a 12 meses.
 

5. Os benefícios aos pacientes são vários, dentre eles: redução do colesterol total, auxilia na cessação do tabagismo e perda de peso, melhora o controle da pressão arterial, controla os níveis de açúcar do sangue, aumenta o aporte de sangue para o músculo cardíaco. “Apesar dos... benefícios da reabilitação cardíaca, ainda é uma ferramenta terapêutica pouco conhecida e pouco utilizada. No Brasil, são poucos os serviços na rede pública e privada”, lamenta a médica cardiologista Márcia Maria.  

 

PASTA DE ABACATE
[FOTO3] 

GASTRONOMIA FUNCIONAL
 

Nutricionista Fabiana Belini, do Secovimed, envia pra nós uma receitinha superfácil de pasta de abacate, ideal para acompanhar um café da manhã de segunda, bem nutritivo.

O abacate é rico em vitaminas, especialmente a E, sais minerais, gorduras saudáveis para o coração e tem propriedades antioxidantes.
 

INGREDIENTES
 

1 abacate
1 pitada de sal do Himalaia
½ limão
1 dente de alho
 

MODO DE PREPARO
 

Amasse um abacate picado com garfo. Adicione uma pitada de sal do Himalaia. Acrescente meio limão espremido e um dente de alho picado. Misture tudo com um garfo e se quiser, tempere à gosto com especiarias, como pimenta, óregano e salsa. Bom apetite!   

 

GALERIA
[FOTO5] 

Cirurgiã plástica Yhelda Felício, entre a psicóloga Virgínia Damasceno e a professora de Yoga e instrutora de Eneagrama Yelw Felício. No “Mulheres Pensantes”, by Lêda Maria, no Ideal Clube

[FOTO4]
Empresárias Ethel Whitehurst e Fátima Duarte, no encontro “Mulheres Pensantes”, by Lêda Maria, no Ideal Clube

 

BATE-PRONTO
[FOTO2] 

Em um almoço animadíssimo das “Mulheres Pensantes”, encontro promovido pela colunista e jornalista Leda Maria, do O POVO, realizado tradicionalmente na última terça-feira de cada mês, no Ideal Clube, a cirurgiã plástica Yhelda Felício proferiu uma mini-palestra sobre libido feminina. Ela foi uma das primeiras vozes no Brasil a falar sobre cirurgia íntima.
 


O POVO – Dentre os livros que a senhora já publicou, chamou-me atenção o “Cirurgia íntima masculina e feminina, 25 anos de evolução”.
 


YHELDA FELÍCIO - Busco reconstruir enfermidades tanto no homem, como na mulher, na tentativa de se ter um relacionamento saudável entre ambos e construir um mundo melhor. Algumas anomalias anatômicas acarretam dificuldades principalmente nas relações sexuais tanto para o homem como para a mulher.
 


OP – Quais são as anomalias mais comuns?
 

YF - No homem: hipotrofia do pênis, hipertrofia do púbis, ausência de testículo e hipertrofia (ginecomastia) e hipotrofia do tórax. Na mulher: a hipertrofia dos pequenos lábios, hipertrofia do prepúcio clitoridiano, hipertrofia e hipotrofia do púbis, ptose de braços (o famoso tchauzinho) e de coxas que causam muito constrangimento na mulher.
 


OP – As cirurgias íntimas são capazes de revolver tantos problemas?
 

YF - A cirurgia plástica é a especialidade que poderá solucionar esses tipos de problemas. A idade dos pacientes varia de 12 à 70 anos. O índice de complicação é inferior a 2%. E o índice de satisfação é bom.

TAGS