Roberta Fonteles dá suas dicas de produtos e estética. - Queimação é um dos sinais típicos de refluxo
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Queimação é um dos sinais típicos de refluxo

2017-12-31 00:00:00
NULL
NULL

[FOTO1]

1 De tempos em tempos, surgem as doenças da moda. Não sei se você já observou, vivemos a era do refluxo. Nossa, muitas pessoas que conheço reclamam de queimação no peito, azia, e sentem a comida voltando. Sintomas típicos do refluxo, uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago, irritando-o, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.


2 Além da pirose (azia) e da regurgitação, o médico endoscopista Fabrício Martins, um dos sócios da clínica Endoscopy, diz que o refluxo também pode apresentar sintomas atípicos, atingindo a parte pneumológica, envolvidos na asma, na tosse seca e crônica. “A rouquidão e a sensação de aperto não no tórax, mas na garganta são outros sinais da doença”, avisa o médico. Nesse caso, Fabrício Martins recomenda uma consulta ao otorrinolaringologista.


3 Para diagnosticar se a pessoa tem ou não refluxo “nem sempre” será preciso fazer o exame de endoscopia. “Na suspeita da doença em pacientes jovens, com sintomas típicos, de início, tentamos corrigir através das orientações alimentares e um teste terapêutico.

Prescrevemos um medicamento por um mês e observamos os sintomas. Só depois disso, pensamos em fazer exames e o primeiro seria a endoscopia”, relata.


4 Já em pacientes com sintomas atípicos, com problemas respiratórios, otorrinolaringológicos ou com sintomas típicos em uma faixa etária de idade avançada e crises recorrentes que não melhoram com mudança de hábito, o médico recomenda de pronto a endoscopia. “Avaliar como está a questão do esôfago, se tem alguma falha na barreira anatômica, porque, além da questão alimentar, uma das causas do refluxo é a hérnia de hiato” (parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma, causando azia, dor no peito e dificuldade para engolir).


5 E vamos supor que os resultados dos exames de endoscopia e hérnia de hiato deram normais e mesmo assim o paciente apresente sinais evidentes de refluxo na laringoscopia (feita pelo otorrinolaringologista), o médico solicita o exame de phmetria esofágica 24h. “Um exame padrão ouro para detectar o refluxo. Uma sonda colocada pelo nariz, contendo eletrodos capazes de detectar a quantidade de acidez em alguns pontos do esôfago”, explica.


6 Mas por que o refluxo virou a doença da moda? O médico acredita que impulsionada pelos maus hábitos alimentares, associados à vida corrida que levamos. “Quando você come rápido, não mastiga a comida direito, come com líquido, quando come e vai deitar (o ideal é deitar depois de duas horas), quando come e vai praticar atividade física ou então quando enche muito o estômago e usa roupa apertada (macaquinho para modelar, por exemplo), está com sobrepeso, pois a gordura intra-abdominal pressiona o estômago e faz com que o conteúdo que está dentro dele suba e reflua para o esôfago, estimula o aparecimento do refluxo”, alerta


10 DICAS DE COMO EVITAR O REFLUXO


Evitar o refluxo, uma doença desagradável que incomoda bastante e, nos casos mais graves, interfere na qualidade do sono e faz os pacientes seguirem muitas restrições alimentares, é fácil. Siga as orientações do médico endoscopista Fabrício Martins, um dos sócios da clínica Endoscopy, para viver melhor, com mais saúde! Ah, e aproveite as férias de janeiro para fazer check-up.

[FOTO2]

1 Reserve um tempo para fazer as refeições. Coma devagar


2 Alimente-se de três em três horas


3 Evite ingerir muito alimento de uma vez


4 Não coma deitado. Prefira refeições em torno da mesa, com a família ou amigos


5 Só vá deitar duas horas após as refeições


6 Não coma bebendo líquido


7 Perca peso


8 Pratique atividade física


9 Só tome medicamento com orientação médica, “porque, às vezes, o abuso de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e corticoides, podem levar ao refluxo”


10 E se você já sofre com refluxo, evite alimentos achocolatados, refrigerantes, gorduras, molhos, queijos, leite integral, coco, amendoim, abacate, condimentos, farináceos, pimenta, frutas ácidas. “Tudo isso dá muito refluxo”, alerta Fabrício Martins

 

Castanhas podem se tornar vilãs, nos casos de refluxo


Maizena remete a nossa infância, e nesta época de fim de ano, com a família reunida, é uma delícia!

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL


BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN


No último dia do ano, vamos nos deliciar sim com um bolo de chocolate sem ficar com peso na consciência. Receitinha do chef Léo Carvalho, da Maizena. Vamos adoçar a vida sem medo de ser felizes!!!


INGREDIENTES


Maizena remete a nossa infância, e neste época de fim de ano, com a família reunida, é uma delícia!


Massa


3 gemas


1 xícara (chá) de açúcar mascavo


2 tabletes de manteiga ghee (200 g)


1 xícara (chá) de amido de milho Maizena


Meia xícara (chá) de fubá


1 xícara (chá) de chocolate em pó


Meia xícara (chá) de leite sem lactose


1 colher (sopa) de fermento em pó


3 claras em neve


Cobertura


Meia xícara (chá) de açúcar mascavo


Meia xícara (chá) de chocolate em pó


4 colheres (sopa) de leite sem lactose


2 colheres (sopa) de manteiga ghee


MODO DE FAZER


Unte e polvilhe com açúcar uma forma de furo central média (24 cm de diâmetro). Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).


Massa


Na batedeira, junte as gemas, o açúcar, a margarina culinária e bata até obter um creme esbranquiçado. À parte, peneire juntos a maizena, o fubá e o chocolate em pó. Acrescente à batedeira os ingredientes peneirados, alternando com o leite. Bata até que a massa fique homogênea. Desligue a batedeira, junte o fermento e misture. Acrescente as claras em neve delicadamente. Coloque a massa na forma reservada e espalhe com uma colher. Leve ao forno por 35 minutos. Espere amornar e desenforme.


Cobertura


Em uma panela média, junte o açúcar mascavo, o chocolate em pó, o leite sem lactose e a manteiga ghee. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver e engrossar levemente (cerca de cinco minutos). Despeje a cobertura sobre o bolo e sirva em seguida.

 

GALERIA

[FOTO3][FOTO4][FOTO5]

Adriano Nogueira

TAGS